Vídeo: turista argentina é presa após vandalizar estátua de padre Cícero no Ceará

Pároco foi um líder popular no Nordeste; turista foi flagrada por câmeras de segurança

Imagens registradas por câmeras de segurança do local mostram o momento da depredação

Uma turista argentina foi presa em flagrante no Terminal Rodoviário de Crato, no Ceará, por quebrar uma estátua de padre Cícero. A idosa, de 71 anos, foi encaminhada para uma delegacia, mas pagou fiança e foi liberada para responder o processo em liberdade.

Em um primeiro momento, a turista negou ter vandalizado a imagem, segundo informações da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Porém, imagens registradas por câmeras de segurança do local mostram o momento da depredação.

O vídeo mostra a idosa se aproximando da estátua com uma bolsa. Em seguida, ela atinge a peça e a derruba no chão com a mão.

Confira o vídeo:

Com a fiança paga, a mulher, que aguardava um ônibus com destino a São Paulo, foi liberada para seguir viagem. Ela foi autuada por dano qualificado ao patrimônio público e responderá ao processo em liberdade. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do caso.

Leia mais:

Quem foi padre Cícero?

Padre Cícero (1844-1934) foi um sacerdote e líder popular brasileiro do Ceará. O pároco se tornou figura central na devoção religiosa e política no Nordeste, mas também esteve presente na política - sendo prefeito de Juazeiro do Norte, conhecida principalmente como a “Terra do Padre Cícero”.

O processo de beatificação - etapa que reconhece oficialmente as virtudes heroicas, o martírio ou a vida exemplar de um “Servo de Deus” - de padre Cícero iniciou em 2022 e ainda está em andamento. Atualmente, o processo está em fase romana, que analisa a história e busca a comprovação de milagres para torná-lo santo, um procedimento que leva tempo.

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...