A
O acidente teve ainda 13 sobreviventes, incluindo o piloto, que conseguiram escapar ao pular do balão já em chamas.
Anac diz que voos de balão são de alto risco e realizados por conta e risco dos envolvidos Em uma semana, dois acidentes de balão deixam nove mortos no Brasil
Outras três pessoas precisaram buscar atendimento no Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande, devido a ferimentos leves e dores musculares. Dois homens e três mulheres também deram entrada no pronto-socorro da instituição de saúde. Os
A tragédia aconteceu em uma das regiões mais buscadas do país para a prática do balonismo, em um local conhecido como a Capadócia brasileira. No momento do acidente, o balão transportava 21 pessoas e começou a pegar fogo quando já estava no ar.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio teve início com uma chama no interior do cesto, em um equipamento que funciona para iniciar a chama do balão principal.
Entre os oito mortos, quatro deles foram carbonizados e quatro tentaram pular da aeronave enquanto ela já estava caindo. Três deles também morreram abraçados, segundo informações da Polícia Civil.
Veja quem são os mortos em acidente de balão:
Leandro Luzzi (33 anos) - professor de patinação artística
Leandro tinha o trabalho na patinação artística reconhecido em todo o país
Um dos mortos na tragédia é o professor de patinação artística Leandro Luzzi, de 33 anos. O atleta era diretor técnico da Federação Catarinense de Patinação Artística (FCPA) e tinha uma escola de patinação artística em Brusque (SC), chamada Patinazzi.
Nas redes sociais, a Escola de Patinação Artística Patinazzi lamentou a morte do treinador. “Leandro foi, e sempre será, uma inspiração dentro e fora das pistas. Um profissional apaixonado, dedicado, que transformou vidas, ensinou com amor e fez da patinação uma ponte para realizar sonhos. Seu legado permanece vivo em cada aluno, cada conquista e cada sorriso que ele ajudou a construir”, diz o comunicado.
A Federação Catarinense de Patinação Artística também se pronunciou sobre a morte de Leandro. “Leandro foi um profissional dedicado, apaixonado pelo que fazia e um verdadeiro exemplo para atletas, colegas e toda a comunidade da patinação. Sua ausência deixará uma lacuna irreparável em nossos corações e em nossa modalidade”.
A morte do atleta também foi lembrada pela Confederação Skate Brasil (CSB), que destacou o trabalho de Leandro para o avanço da patinação artística em Santa Catarina e no Brasil.
“Com um trabalho incansável e grande conhecimento técnico, dedicou sua vida ao desenvolvimento de atletas e à promoção do esporte que tanto amava. Sua ausência será profundamente sentida em todas as pistas e competições”, disse a entidade.
Leane Elizabeth Herrmann (70 anos) e Leise Herrmann Parizotto (37 anos) - Mãe e filha
Leanne (à esquerda) e Leise (à direita) eram mãe e filha
Leane Elizabeth Herrmann, de 70 anos, e a médica Leise Herrmann Parizotto, de 37, também estão entre os mortos na queda do balão. As duas são mãe e filha e moram em Blumenau, no Vale do Itajaí (SC). Elas estavam a passeio em Praia Grande.
Nas redes sociais, a Prefeitura de Blumenau lamentou a morte das duas.
“A Prefeitura de Blumenau lamenta, com profunda tristeza, o trágico acidente com um balão ocorrido neste sábado (21), em Praia Grande, que resultou na morte de oito pessoas. Entre as vítimas estão a médica Leise Parizotto, profissional da rede municipal de saúde de Blumenau, e sua mãe, Leane Herrmann. Nos solidarizamos com familiares, amigos e colegas, desejando que encontrem conforto e força neste momento difícil”, diz a nota.
Andrei Gabriel de Melo, 34 anos - Médico Oftalmologista
Andrei Gabriel de Melo atendia no interior de Santa Catarina
O médico oftalmologista Andrei Gabriel de Melo, de 34 anos, é mais uma vítima do acidente de balão ocorrido em Santa Catarina. O profissional de saúde atendia nas cidades de Fraiburgo, Campos Novos, Treze Tílias, Videira e Caçador - todas no interior do estado -, e compartilhava casos clínicos e o dia a dia como médico nas redes sociais.
No Instagram, a Clínica de Olhos Dr. Seiko, onde ele trabalhava, se manifestou sobre a tragédia.
"É com imensa tristeza e profundo pesar que nos despedimos do nosso querido oftalmologista Dr. Andrei Gabriel de Melo, vítima da trágica ocorrência com o balão na Praia Grande dos Canyons.
Dr. Andrei foi muito mais do que um profissional exemplar, foi um ser humano íntegro, gentil, atencioso e apaixonado pelo que fazia. Seu compromisso com a saúde ocular, seu carinho com os pacientes e sua dedicação incansável à medicina marcaram todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.
Ele deixa um legado de excelência, humanidade e respeito, que seguirá vivo em cada vida que tocou, em cada paciente que enxergou o mundo com mais clareza graças ao seu trabalho, e em cada colega que aprendeu com seu exemplo.
Nos solidarizamos com a família, amigos e toda a equipe da Clínica Dr. Seiko neste momento de dor. Que sua memória nos inspire a seguir com o mesmo amor e dedicação que ele sempre demonstrou. Descanse em paz, Dr. Andrei. Seu olhar seguirá iluminando os nossos caminhos”.
Janaina Moreira Soares da Rocha (46 anos) e Everaldo da Rocha (53 anos)
Casal estava na Praia Grande a passeio
O casal Janaina Moreira Soares da Rocha, de 46 anos, e Everaldo da Rocha, de 53, também estão entre os mortos na tragédia. Os dois são de Joinville, no Norte de Santa Catarina, e estavam na cidade de Praia Grande a turismo.
Janaina e Everaldo estavam acompanhados dos dois filhos, que conseguiram saltar a tempo do balão e sobreviveram. Em nota publicada no Instagram, a Prefeitura de Joinville lamentou a morte do casal.
“Com tristeza, foi confirmada a morte de dois moradores de Joinville: Everaldo da Rocha, de 53 anos, e Janaína Moreira Soares da Rocha, de 46 anos. A notícia reforça o sentimento de consternação diante do ocorrido”. Neste momento de dor, a Prefeitura se solidariza com os familiares, amigos e todas as pessoas impactadas”, escreveu.
Juliane Jacinta Sawicki (36 anos) e Fábio Luiz Izycki (42 anos)
Casal vítima do acidente morava no Rio Grande do Sul
O casal Juliane Jacinta Sawicki, de 36 anos, e Fábio Luiz Izycki, de 42, também morreu no acidente. Gaúcha, a mulher era engenheira agrônoma e trabalhava em uma empresa de assessoria rural. Já o marido dela trabalhava em uma agência do Banco do Brasil na cidade de Barão de Cotegipe (RS).