Ouvindo...

Mãe e filha, patinador artístico e médico: veja quem são os mortos em queda de balão em SC

Acidente teve ainda 13 sobreviventes, incluindo o piloto, que conseguiram escapar ao pular do balão já em chamas; causas estão sendo investigadas

Acidente de balão deixou oito mortos

A queda de um balão na cidade de Praia Grande, em Santa Catarina, na manhã desse sábado (21), deixou oito mortos. Entre as vítimas estão uma mãe e uma filha, um patinador artístico, casais e médicos. (Veja quem são os mortos abaixo).

O acidente teve ainda 13 sobreviventes, incluindo o piloto, que conseguiram escapar ao pular do balão já em chamas. Dois deles estão internados, vítimas de queimaduras de segundo grau, e não correm risco de vida.

Outras três pessoas precisaram buscar atendimento no Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande, devido a ferimentos leves e dores musculares. Dois homens e três mulheres também deram entrada no pronto-socorro da instituição de saúde. Os demais sobreviventes não sofreram ferimentos.

Leia também

A tragédia aconteceu em uma das regiões mais buscadas do país para a prática do balonismo, em um local conhecido como a Capadócia brasileira. No momento do acidente, o balão transportava 21 pessoas e começou a pegar fogo quando já estava no ar.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio teve início com uma chama no interior do cesto, em um equipamento que funciona para iniciar a chama do balão principal.

Entre os oito mortos, quatro deles foram carbonizados e quatro tentaram pular da aeronave enquanto ela já estava caindo. Três deles também morreram abraçados, segundo informações da Polícia Civil.

Veja quem são os mortos em acidente de balão:

Leandro Luzzi (33 anos) - professor de patinação artística

Leandro tinha o trabalho na patinação artística reconhecido em todo o país

Um dos mortos na tragédia é o professor de patinação artística Leandro Luzzi, de 33 anos. O atleta era diretor técnico da Federação Catarinense de Patinação Artística (FCPA) e tinha uma escola de patinação artística em Brusque (SC), chamada Patinazzi.

Nas redes sociais, a Escola de Patinação Artística Patinazzi lamentou a morte do treinador. “Leandro foi, e sempre será, uma inspiração dentro e fora das pistas. Um profissional apaixonado, dedicado, que transformou vidas, ensinou com amor e fez da patinação uma ponte para realizar sonhos. Seu legado permanece vivo em cada aluno, cada conquista e cada sorriso que ele ajudou a construir”, diz o comunicado.

A Federação Catarinense de Patinação Artística também se pronunciou sobre a morte de Leandro. “Leandro foi um profissional dedicado, apaixonado pelo que fazia e um verdadeiro exemplo para atletas, colegas e toda a comunidade da patinação. Sua ausência deixará uma lacuna irreparável em nossos corações e em nossa modalidade”.

A morte do atleta também foi lembrada pela Confederação Skate Brasil (CSB), que destacou o trabalho de Leandro para o avanço da patinação artística em Santa Catarina e no Brasil.

“Com um trabalho incansável e grande conhecimento técnico, dedicou sua vida ao desenvolvimento de atletas e à promoção do esporte que tanto amava. Sua ausência será profundamente sentida em todas as pistas e competições”, disse a entidade.

Leane Elizabeth Herrmann (70 anos) e Leise Herrmann Parizotto (37 anos) - Mãe e filha

Leanne (à esquerda) e Leise (à direita) eram mãe e filha

Leane Elizabeth Herrmann, de 70 anos, e a médica Leise Herrmann Parizotto, de 37, também estão entre os mortos na queda do balão. As duas são mãe e filha e moram em Blumenau, no Vale do Itajaí (SC). Elas estavam a passeio em Praia Grande.

Nas redes sociais, a Prefeitura de Blumenau lamentou a morte das duas.

“A Prefeitura de Blumenau lamenta, com profunda tristeza, o trágico acidente com um balão ocorrido neste sábado (21), em Praia Grande, que resultou na morte de oito pessoas. Entre as vítimas estão a médica Leise Parizotto, profissional da rede municipal de saúde de Blumenau, e sua mãe, Leane Herrmann. Nos solidarizamos com familiares, amigos e colegas, desejando que encontrem conforto e força neste momento difícil”, diz a nota.

Andrei Gabriel de Melo, 34 anos - Médico Oftalmologista

Andrei Gabriel de Melo atendia no interior de Santa Catarina

O médico oftalmologista Andrei Gabriel de Melo, de 34 anos, é mais uma vítima do acidente de balão ocorrido em Santa Catarina. O profissional de saúde atendia nas cidades de Fraiburgo, Campos Novos, Treze Tílias, Videira e Caçador - todas no interior do estado -, e compartilhava casos clínicos e o dia a dia como médico nas redes sociais.

No Instagram, a Clínica de Olhos Dr. Seiko, onde ele trabalhava, se manifestou sobre a tragédia.

"É com imensa tristeza e profundo pesar que nos despedimos do nosso querido oftalmologista Dr. Andrei Gabriel de Melo, vítima da trágica ocorrência com o balão na Praia Grande dos Canyons.

Dr. Andrei foi muito mais do que um profissional exemplar, foi um ser humano íntegro, gentil, atencioso e apaixonado pelo que fazia. Seu compromisso com a saúde ocular, seu carinho com os pacientes e sua dedicação incansável à medicina marcaram todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.

Ele deixa um legado de excelência, humanidade e respeito, que seguirá vivo em cada vida que tocou, em cada paciente que enxergou o mundo com mais clareza graças ao seu trabalho, e em cada colega que aprendeu com seu exemplo.

Nos solidarizamos com a família, amigos e toda a equipe da Clínica Dr. Seiko neste momento de dor. Que sua memória nos inspire a seguir com o mesmo amor e dedicação que ele sempre demonstrou. Descanse em paz, Dr. Andrei. Seu olhar seguirá iluminando os nossos caminhos”.

Janaina Moreira Soares da Rocha (46 anos) e Everaldo da Rocha (53 anos)

Casal estava na Praia Grande a passeio

O casal Janaina Moreira Soares da Rocha, de 46 anos, e Everaldo da Rocha, de 53, também estão entre os mortos na tragédia. Os dois são de Joinville, no Norte de Santa Catarina, e estavam na cidade de Praia Grande a turismo.

Janaina e Everaldo estavam acompanhados dos dois filhos, que conseguiram saltar a tempo do balão e sobreviveram. Em nota publicada no Instagram, a Prefeitura de Joinville lamentou a morte do casal.

“Com tristeza, foi confirmada a morte de dois moradores de Joinville: Everaldo da Rocha, de 53 anos, e Janaína Moreira Soares da Rocha, de 46 anos. A notícia reforça o sentimento de consternação diante do ocorrido”. Neste momento de dor, a Prefeitura se solidariza com os familiares, amigos e todas as pessoas impactadas”, escreveu.

Juliane Jacinta Sawicki (36 anos) e Fábio Luiz Izycki (42 anos)

Casal vítima do acidente morava no Rio Grande do Sul

O casal Juliane Jacinta Sawicki, de 36 anos, e Fábio Luiz Izycki, de 42, também morreu no acidente. Gaúcha, a mulher era engenheira agrônoma e trabalhava em uma empresa de assessoria rural. Já o marido dela trabalhava em uma agência do Banco do Brasil na cidade de Barão de Cotegipe (RS).

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.