Uiara Regina Cardoso Teixeira, ex-funcionária do cantor Alexandre Pires, foi sentenciada a mais de 16 anos de prisão por desvio de R$1,5 milhão da renda do cantor e da sua esposa, Sara. Segundo o processo, o crime teria ocorrido entre os anos de 2014 e 2018.
O marido de Uiara, Elcione Cassiano, também foi condenado a 6 anos de prisão em regime semiaberto por lavagem de dinheiro. Ele seria o responsável por lavar o dinheiro desviado.
Denúncia
A suspeita teria começado após uma mudança no padrão de vida da funcionária, que passou a ostentar carros, viagens e procedimentos estéticos. Uiara ganhava cerca de R$ 4 mil para administrar atividades econômicas do casal.
Após o desligamento da funcionária, uma auditoria técnica foi iniciada com um perito na empresa e foi verificado algumas situações de aquisição de bens.
Alexandre diz, em depoimento, ter plena confiança em Uiara e que a funcionária tinha acesso às contas. Ele menciona que ela dizia ser inviável colocar aplicativos nos seu telefone e o de Sara.
Entre as compras, estavam uma Pajero, um apartamento em Caldas Novas, materiais de construção e de reforma, além de compras de bens feitas em nome de Sara, que foram entregues em endereços diversos. Na sentença, ela lista todos os endereços identificados pelo casal.
Segundo uma das testemunhas, um funcionário subordinado da ré, a área contábil era de exclusividade de Uiara. Ela ia a bancos, descontava cheques, fazia pagamentos e outras atividades. Outra testemunha, da empresa de contabilidade, afirmou que Uiara não endereçava as informações de maneira exata e “se omitia quanto à obrigação de prestar as contas”.
De acordo com o TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), a compra de imóveis por Uiara, cujos valores de aquisição foram questionados ou tiveram empréstimos de Sara sem justificativa clara, evidenciaram o dinheiro ilícito.
A defesa recorreu da decisão
A defesa da ex-funcionária e de seu marido recorreu da decisão, no dia 13 de junho, e o recurso será julgado em segunda instância.
A advogada do casal, Luciana Aparecida de Freitas, afirmou que Uiara teria comprovação do seu padrão de vida, que sempre foi compatível com os ganhos familiares e que, antes de trabalhar para Alexandre Pires, já possuía o valor adquirido junto ao marido, que é empresário.