O segundo semestre de 2025 marca o início da temporada de concursos públicos, com destaque para a segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU). As inscrições para o chamado
Para participar, os candidatos devem possuir uma conta ativa no portal gov.br, em qualquer nível (ouro, prata ou bronze). Aqueles que ainda não têm cadastro precisarão criá-lo antes de iniciar o processo de inscrição.
Valdir La Torre, proprietário de um curso preparatório para concursos, explica que o CNU está organizado em nove blocos temáticos, reunindo carreiras com características semelhantes. ''São diversos órgãos, 32 no total, que se unificaram para elaborar o conteúdo’’, afirma.
Segundo Valdir, a área de seguridade social concentra o maior número de vagas, com muitas oportunidades para serviço social e terapeutas ocupacionais. Além disso, há vagas nos setores de cultura, educação, tecnologia, ciências e engenharia.
O especialista ressalta a importância de os candidatos pesquisarem bem as instituições de seu interesse: ''É um edital complexo, feito por eixos temáticos, então o candidato tem que se debruçar um pouco sobre as oportunidades do edital’’.
Outros concursos em Minas Gerais
Além do CNU, outros editais importantes devem ser divulgados nos próximos dias em Minas Gerais. Entre eles, destacam-se o concurso da Secretaria Estadual de Educação, com 13.600 oportunidades em diversos municípios, e o da Prefeitura de Contagem, com vagas na área da saúde após mais de uma década sem concursos no setor.
Com a recente aprovação da Lei Orçamentária Anual no Congresso Nacional, as expectativas para novos concursos federais aumentaram. O orçamento prevê a criação de 85 mil vagas em concursos públicos, além de quase R$ 30 bilhões destinados ao reajuste salarial de servidores públicos, sinalizando um cenário promissor para quem almeja ingressar no serviço público federal.