Ouvindo...

Alerta vermelho: SP tem previsão de chuvas intensas, ventos fortes e ressaca

Previsão indica a possibilidade de um acumulado de chuva equivalente ao dobro do esperado para abril, com volumes extremos no litoral paulista

São Paulo está sob alerta vermelho para chuvas intensas, ventos fortes e ressaca no litoral entre esta sexta-feira (4) e domingo (6), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). A previsão indica a possibilidade de um acumulado de chuva equivalente ao dobro do esperado para o mês, com volumes extremos no litoral paulista.

O litoral de São Paulo deve registrar acumulados de chuva entre 150 milímetros e 250 milímetros, com picos de até 350 milímetros, entre esta sexta-feira (4) e a madrugada de domingo (6), em algumas áreas como Ubatuba (SP). A média histórica de chuva para abril na região é de 200 milímetros.

Leia também:

De acordo com a Marinha, haverá ressaca no litoral paulista. O mar começa a ficar agitado no decorrer da tarde e da noite desta sexta-feira (4). A previsão é de ondas com picos entre 2,0m a até 2,5m no sábado (5) e de 1,5m a até 2,0m no domingo (6).

Gabinete de crise

A Defesa Civil do Estado ativou o gabinete de crise, que funcionará até domingo (6), para monitorar a situação e coordenar ações preventivas com os municípios. Representantes de concessionárias de energia, abastecimento de água e órgãos públicos estarão monitorando a situação em tempo real para garantir uma resposta rápida a possíveis danos causados pelos temporais. A intenção é minimizar os impactos e garantir a segurança da população.

Previsão do tempo

Para esta sexta-feira (4), a previsão é de chuvas desde o início do dia, com intensidade variando de moderada a forte, acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem ultrapassar 50km/h. No sábado (5), a expectativa é de acumulados de chuvas de até 100 milímetros por dia e ventos intensos que podem variar entre 60 e 100 km/h. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band. Agora é correspondente da Itatiaia em São Paulo.
Leia mais