Ouvindo...

PF mira quadrilha de SP que exportava cocaína para Europa e Dubai

Foram cumpridos 8 mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão em Campinas e Santo Antônio de Posse, no interior de São Paulo

A Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira (2), a Operação White Coffee, contra uma quadrilha que pratica o tráfico internacional de drogas. Foram cumpridos 8 mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão em Campinas e Santo Antônio de Posse, no interior de São Paulo.

A investigação começou a partir de um flagrante de tráfico de drogas em 2024, pelo 1º BAEP da Polícia Militar do Estado de São Paulo, quando foi encontrado um laboratório clandestino de drogas na Avenida Francisco Glicério, em Campinas. Na ocasião, dois homens foram presos em atos de remessa de 1kg de cocaína para a Itália dentro de garrafas térmicas.

Foi possível identificar um grupo sofisticado voltado à preparação, embalagem e dissimulação de drogas, as quais eram remetidas a Portugal, Inglaterra, Itália, Alemanha, Dinamarca e Dubai, em encomendas aéreas juntamente com outros objetos comuns que visavam dificultar a fiscalização aduaneira.

Leia também:

Os investigados demonstraram, durante o período investigado, conhecimento técnico no processo de manipulação química da droga, incluindo fentanil, remessas expressas, com o uso de uma empresa de fachada, expertise na contabilidade financeira voltada a maximizar os ganhos e linguagem cifrada, o que é uma evidência de estabilidade do grupo.

Além das prisões e buscas, foi decretado o bloqueio de bens e valores que vierem a ser encontrados. Os crimes sob apuração são tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band. Agora é correspondente da Itatiaia em São Paulo.
Leia mais