Ouvindo...

Receita recebe 5,5 milhões de declarações do IR; versão pré-preenchida está disponível

O prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) encerra em 30 de maio. Após esse prazo, o envio estará sujeito à multa

A Receita Federal informou nesta terça-feira (1) que recebeu pouco mais de 5,5 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2025, desde 17 de março, quando foi iniciado o prazo de envio.

Os contribuintes terão até 30 de maio para enviar a declaração. Após essa data, o envio estará sujeito à multa.

A Receita disponibilizou nesta terça-feira (1) a nova versão da declaração pré -preenchida do IRPF, contemplando todas as informações recebidas pelo fisco.

A Receita Federal estima que 57% das declarações sejam feitas com essa funcionalidade, que facilita o preenchimento e reduz erros.

Leia também

Os contribuintes devem se atentar para a veracidade das informações, confirmando se os números correspondem aos valores recebidos em 2024.

A declaração do Imposto de Renda é obrigatória para pessoas físicas que receberam em 2024 rendimentos tributáveis acima de R$33.888.

As pessoas que receberam até dois salários-mínimos mensais durante 2024 estão isentas da declaração.

A expectativa é de que 46,2 milhões de declarações sejam entregues até o final do prazo, sendo 4,5 milhões em Minas Gerais.

A declaração do imposto sobre a renda das pessoas físicas pode ser preenchida de forma online, pelo Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), ou por meio do aplicativo da Receita Federal.

Para iniciar a declaração, é preciso ter uma conta gov.br com nível prata ou ouro de segurança. Outra maneira de preencher a declaração é baixando a versão para Windows.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.
Leia mais