A cidade do Rio de Janeiro segue no estágio 2, após o forte temporal que caiu em vários bairros, na noite dessa quarta-feira (19). O estágio 2, numa escala de 5, significa que ainda há risco de ocorrências de alto impacto na cidade.
A forte chuva causou alagamentos e derrubou árvores em vários pontos da capital. Bairros das zonas Oeste e Norte registaram os maiores acumulados de chuva. Na região da Barra/Barrinha, na Zona Oeste, choveu 134,6 mm.
Segundo o sistema Alerta Rio, da prefeitura, entre o final da noite de quarta-feira e a manhã desta quinta-feira (20), choveu o equivalente a 37% da chuva prevista para o mês de março.
No bairro da Pavuna, na Zona Norte, um homem atravessou um alagamento com água na altura peito para resgatar familiares. Em vídeos gravados por moradores é possível ver a força da água e diversos carros ilhados em alguns bairros.
O Rio Acari, também na Zona Norte, registrou pontos de transbordamento em algumas localidades. Equipes da Defesa Civil Municipal, da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Subprefeitura da Zona Norte realizaram a abertura de dois pontos de apoio para os moradores.
Até o fim da noite dessa quarta, dez pessoas foram acolhidas no ponto de apoio da Associação de Moradores da Fazenda Botafogo. A Escola Municipal Andrea Fontes Peixoto também foi aberta, mas não houve procura de nenhuma família.
Apesar da chuva, a Defesa Civil Municipal não fez o acionamento de nenhuma das 164 sirenes instaladas nas 103 comunidades com o Sistema de Alerta e Alarme. Conforme o órgão, não houve índice pluviométrico suficiente para os equipamentos serem acionados.
Previsão de mais chuva pra o RJ
Segundo o sistema Alerta Rio da prefeitura, nesta quinta-feira (20), há possibilidade de chuva fraca a moderada ao longo do dia na cidade. O deslocamento de uma frente fria, a entrada de umidade do oceano e a atuação de ventos em altos níveis da atmosfera seguem influenciando o tempo. As temperaturas apresentarão declínio, com máxima prevista de 27°C. Os ventos estarão fracos a moderados.