Um alerta de terremoto do Google, que foi enviado para celulares com o sistema operacional Android, acordou e assustou moradores de São Paulo e Rio de Janeiro durante a madrugada. A mensagem foi enviada por volta das 2h20 desta sexta-feira (14). A tecnologia funciona com sensores dos próprios dispositivos para detectar movimentações sísmicas e pode emitir notificações preventivas com base em dados globais de sismologia.
A mensagem indicava que teria ocorrido um abalo sísmico no mar, a 55 km de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. A magnitude do terremoto informado no alerta varia de 4,2 a 5,5. Apesar de o epicentro estar indicado no litoral paulista, o aviso também chegou para moradores da capital paulista e do Rio de Janeiro.
Leia também:
Vídeo: Etna, o maior vulcão ativo da Europa, entra em erupção em meio a neve na Itália
Asteroide Apophis, o ‘Deus do Caos’, passará pela Terra e pode causar tremores
A notificação incluiu orientações de segurança. As recomendações incluem o uso de sapatos, a verificação das saídas de gás e a precaução para evitar construções que possam estar danificadas.
A Defesa Civil de São Paulo informou, ainda na madrugada, que não emitiu nenhum alerta de terremoto nesta sexta-feira e não houve registro de ocorrências pelas equipes das defesas civis municipais. O órgão disse ainda que consultou o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo, a USP, que afirmou que não foi registrado nenhum abalo sísmico no estado.
Nas redes sociais foi o principal assunto ao longo da madrugada. Muitos brincaram com o fato da Defesa Civil mandar alertas para tempestades, mas que para terremoto foi novidade. “Os alertas para enchentes e tempestades da defesa civil, tudo bem! Já estamos acostumados. Agora receber uma mensagem de alerta de terremoto em SP, no meio da madrugada, ai já tá demais!”, disse um rapaz pelo “X”, o antigo Twitter. No Rio de Janeiro a preocupação também foi exposta nas redes sociais.
O que diz o Google?
“O Sistema Android de Alertas de Terremoto é um sistema complementar que usa celulares Android para rapidamente estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas. Ele não foi desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial. Em 14 de fevereiro, nosso sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região. Nós desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas.”