Um homem de 56 anos e outro de 24 anos foram resgatados pela equipe do Águia 7 da Polícia Militar, neste domingo (9), na praia Ponta das Galhetas, em Guarujá, litoral sul de São Paulo.
Veja vídeo 👇
— Itatiaia (@itatiaia) February 10, 2025
📹PM-SP | GBmar pic.twitter.com/5s46U3dBxP
Os policiais e bombeiros realizavam o patrulhamento aéreo pela orla da praia quando notaram que um grupo de pescadores, na encosta, sinalizava para a tripulação, indicando os dois homens, que estavam a cerca de 500 metros da Praia do Tombo.
Os banhistas tentavam concluir a travessia entre praias, a nado, que começou na Praia das Astúrias. No entanto, acabaram se cansando durante o trajeto. Um deles já se mostrava bastante fraco e não conseguia mais nadar.
Leia também:
- Bombeiros entram no 4º dia de buscas por jovem desaparecido em enxurrada após fortes chuvas em SP
- Homem é preso por morder e arrancar parte da língua da ex em São Paulo
- Mais um susto em SP: avião de pequeno porte faz pouso de emergência em aeroporto do interior
- Vídeo: passageiros andam nos trilhos após problema elétrico em linha de trem metropolitano de SP
A equipe do Águia 7 realizou o lançamento dos guarda-vidas, que conseguiram alcançar os banhistas. Foi também necessário o uso do puçá, um cesto utilizado para remover as vítimas do mar. Os dois homens foram resgatados sem ferimentos e conduzidos à faixa de areia da praia.
De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), as correntezas são as maiores ameaças contra a vida dos banhistas e responsáveis pela maioria dos afogamentos em praias.
A corrente de retorno funciona como se fosse um rio em direção ao fundo do mar e pode arrastar uma pessoa em poucos segundos. Por ser difícil de identificá-las, o GBMar coloca sinalizações com placas vermelhas.
Orientações dos bombeiros
- Não entre no mar em praias com sinalização
- Se não souber nadar ou ingerir bebidas alcoólicas, não entre nas águas
- Fique com a água abaixo da linha da cintura.