Ouvindo...

Vídeo: Banhistas são resgatados por helicóptero da PM após tentarem cruzar praias a nado no litoral de SP

A equipe do Águia 7 realizou o lançamento dos guarda-vidas, que conseguiram alcançar os banhistas; foi necessário o uso do puçá, um cesto utilizado para remover as vítimas do mar

Um homem de 56 anos e outro de 24 anos foram resgatados pela equipe do Águia 7 da Polícia Militar, neste domingo (9), na praia Ponta das Galhetas, em Guarujá, litoral sul de São Paulo.

Os policiais e bombeiros realizavam o patrulhamento aéreo pela orla da praia quando notaram que um grupo de pescadores, na encosta, sinalizava para a tripulação, indicando os dois homens, que estavam a cerca de 500 metros da Praia do Tombo.

Leia também

Os banhistas tentavam concluir a travessia entre praias, a nado, que começou na Praia das Astúrias. No entanto, acabaram se cansando durante o trajeto. Um deles já se mostrava bastante fraco e não conseguia mais nadar.

Leia também:

A equipe do Águia 7 realizou o lançamento dos guarda-vidas, que conseguiram alcançar os banhistas. Foi também necessário o uso do puçá, um cesto utilizado para remover as vítimas do mar. Os dois homens foram resgatados sem ferimentos e conduzidos à faixa de areia da praia.

De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), as correntezas são as maiores ameaças contra a vida dos banhistas e responsáveis pela maioria dos afogamentos em praias.

A corrente de retorno funciona como se fosse um rio em direção ao fundo do mar e pode arrastar uma pessoa em poucos segundos. Por ser difícil de identificá-las, o GBMar coloca sinalizações com placas vermelhas.

Orientações dos bombeiros

  • Não entre no mar em praias com sinalização
  • Se não souber nadar ou ingerir bebidas alcoólicas, não entre nas águas
  • Fique com a água abaixo da linha da cintura.

Participe dos canais da Itatiaia:

Yuri Cavalieri é jornalista e tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band. Agora é correspondente da Itatiaia em São Paulo.
Leia mais