Na semana em que foi celebrado o Dia Mundial do Câncer, a Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta preocupante: a cada minuto, 40 pessoas são diagnosticadas com a doença em todo o mundo. O número ressalta a necessidade de reforçar a prevenção e os avanços científicos no combate ao câncer.
O diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, enfatizou que a luta contra o câncer não pode ser enfrentada de forma isolada. “Elas não conseguem ser bem-sucedidas sozinhas. Em todo o mundo, a OMS trabalha com parceiros para criar coalizões globais, catalisar ações locais e amplificar as vozes de pessoas afetadas pelo câncer”, afirmou.
Em sua rede social X, Tedros destacou que a entidade atua em diversas frentes, desde o fornecimento de medicações para o tratamento de cânceres infantis até campanhas globais para erradicar o câncer do colo do útero. “Estamos trabalhando para melhorar a vida de milhões de pessoas”, pontuou. No contexto da prevenção, a OMS reforçou algumas recomendações:
- Evitar o consumo de tabaco;
- Praticar atividades físicas regularmente;
- Adotar uma alimentação rica em frutas e verduras;
- Manter um peso corporal saudável;
- Reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas.
“No Dia Mundial do Câncer, honramos a coragem daqueles que enfrentam a doença, celebramos os avanços da ciência e reafirmamos nosso compromisso de promover a saúde para todos”, concluiu o diretor-geral da OMS.
*com informações de Agência Brasil