Desde janeiro, cinco estados brasileiros estão sendo atingidos por uma Onda de Calor, que também passa por territórios de Uruguai, Paraguai e Argentina.
No Brasil, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul sofrem com altas temperaturas.
Em Quaraí-RS, fronteira com o Uruguai, os termômetros marcaram 43,8º C. De acordo com o Climatempo - empresa brasileira que fornece serviços de meteorologia-, esta é a maior temperatura já registrada no Rio Grande do Sul desde o começo do século 20.
Ainda segundo o Climatempo, Porto Alegre também bateu um recorde, alcançando 37,6ºC na última terça-feira, maior resgistro do ano.
Essa já é a segunda Onda de Calor do ano no estado. A primeira aconteceu entre os dias 15 e 19 de janeiro.
Quando vai acabar a Onda de Calor?
Mas afinal, até quando vai essa Onda de Calor? De acordo com o Climatempo, o fenômeno continuará nos próximos dias, com os termômetros na casa dos 40ºC, especialmente em municípios do Rio Grande do Sul.
Na capital do estado, inclusive, a previsão é de 39ºC na próxima terça-feira (11).
Diante desse cenário, com as temperaturas pelo menos 5°C acima da média prevista para essa época do mês, o Inmet emitiu um alerta de ‘grande perigo’ para altas temperaturas.
Entretanto, dois dias depois, quinta-feira (13), o calorão começa a dar trégua, inclusive na própria Porto Alegre, que não deve ultrapassar os 29ºC.
Leia também