O Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito para investigar as consequências ambientais e de saúde pública pelo desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os municípios de Aguiarnópolis, no Tocantins, e Estreito, no Maranhão. O órgão relata um alerta feito pela Prefeitura de Marabá, no Pará.
Em paralelo ao MPF,
O acidente aconteceu no último domingo (22). Ao menos três pessoas morreram. No incidente, caminhões carregados com ácido sulfúrico e agrotóxicos caíram no Rio Tocantins.
Na segunda (23), a prefeitura da cidade paraense, divulgou um alerta orientando que “todos os moradores e comunidades situados à margem do rio Tocantins evitem qualquer contato com a água do rio”.
O MPF quer que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Marabá e à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Pará, informe, ainda que em estudos preliminares, a atual situação da qualidade da água do Rio Tocantins.
Além disso, pede a mobilização de profissionais para realizar estudos técnicos aprofundados sobre a qualidade da água do Rio Tocantins.
Ao menos três pessoas morreram no acidente. As buscas chegaram a ser
Os
Ao menos 10 veículos caíram no rio, sendo eles: quatro caminhões, três carros e três motocicletas. Pelo menos 13 pessoas estão desaparecidas.