Uma criança de 6 anos sobreviveu a um ataque de um enxame e tomou mais de 1,1 mil picadas de abelhas. A situação aconteceu no início do mês na cidade de Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul e o menino está internado em estado grave.
Leia mais:
- Abelhas invadem carro e motorista morre com as picadas
- Ministério da Agricultura lança Manual inédito sobre doença das abelhas
- Abelhas europeias inibem adaptação de espécies nativas a clima e agricultura
Conforme informações do Uol, o menino estava com o padrasto em um sítio no momento do ataque - que também ficou ferido. Sandro Benites, médico toxicologista do Centro Integrado de Vigilância Toxicologia (Civitox), explicou que a criança somente sobreviveu devido ao atendimento rápido que recebeu.
“Normalmente mais de 100 picadas já pode ser letal em criança. Mais de 500 picadas já pode ser letal em adultos. Então essa criança, graças a um atendimento imediato, suporte avançado, nós conseguimos, apesar de mais de 1.100 picadas de abelhas, que ela sobrevivesse”, afirmou.
Apesar da situação crítica, o quadro de saúde do menino tem melhorado nos últimos dias. Ele chegou a ficar uma semana internado na UTI, intubado e respirando com a ajuda de aparelhos. Contudo, nessa quarta-feira (11), ele foi retirado da ventilação mecânica e somente faz uso do oxigênio para respirar.