Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank, entrou para a lista de mulheres mais influentes do mundo em 2024 pelo Financial Times. Ela, que é brasileira, acompanha empresárias, políticas, artistas e cantoras no ranking.
A engenheira, formada pela Universidade de São Paulo (USP), foi eleita na categoria ‘líderes’ do jornal britânico e está ao lado de outras nove mulheres. Junqueira foi apresentada na lista por um texto da também empresária Luiza Trajano, proprietária da Magazine Luiza.
“Cristina Junqueira, cofundadora do maior banco digital do mundo, o Nubank, sempre demonstrou uma inquietação transformadora. Desde então, o Nubank construiu uma sólida base de clientes e teve uma listagem bem-sucedida no mercado de ações”, diz parte do texto de Trajano.
A brasileira também diz no documento que a colega de profissão “transformou desafios em inovação e construiu soluções que atendem às reais necessidades do mercado”. “Sua presença nesta lista reflete a importância de reconhecer líderes que moldam o futuro com coragem e visão estratégica, tão importantes no Brasil”, destacou Luiza.
Cristina é natural de Ribeirão Preto, em São Paulo, é formada em Engenharia de Produção pela USP e atua há anos no mercado financeiro.
Além do Nubank, ela já atuou no LuizaCred, antigo braço de financiamentos de Luiza Trajano, e nos bancos Itaú e Unibanco.
Junqueira começou a se destacar no exterior em 2013, quando foi convidada para integrar a equipe do banco digital. Hoje, ela é uma das cofundadoras do Nubank.