Ouvindo...

‘Tour da propina': 21 policiais são presos por cobrar dinheiro, cerveja e até frutas de comércios no RJ

Agentes foram investigados pela Corregedoria da PM, em conjunto com o Ministério Público do Rio de Janeiro; militares estavam lotados em Mesquita, na Baixada Fluminense

A Corregedoria da Polícia Militar e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) cumpriram, na manhã desta quinta-feira (7), 22 mandados de prisão e de busca e apreensão contra policias militares envolvidos em um esquema de propina. Até o momento, 21 pessoas foram presas e uma segue foragida.

Segundo a Polícia Militar, na época dos fatos, os suspeitos eram lotados no Batalhão de Mesquita (20º BPM), na Baixada Fluminense. O grupo fazia um “tour da propina” por Nova Iguaçu, também na Baixada, onde recolhiam além de dinheiro, cerveja e até frutas. O passeio criminoso acontecia sempre às sextas-feiras.

Os policiais cobravam a propina de estabelecimentos comerciais da região e tentavam burlar o uso das Câmeras Operacionais Portáteis (COP) - acopladas ao corpo dos agentes.

A “Operação Segreto”, que investigou o grupo, é o resultado de investigações conduzidas exclusivamente pelo Sistema Correcional da Secretaria de Estado de Polícia Militar. A operação conta com 225 policiais militares envolvidos, além do apoio de 58 viaturas.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Leia mais