A Defesa Civil de SP emitiu um alerta nesta quarta-feira (6), para chuvas de forte intensidade que atingirão o estado entre esta quinta-feira (7) e sexta-feira (8). Os níveis de acumulado de chuva poderão variar de alto (80 a 150 mm) a muito alto (acima de 150 mm).
Nas regiões de Marília e Presidente Prudente os níveis estarão alto. Já na Capital, Região Metropolitana de São Paulo, e algumas cidades do interior, os níveis de acumulados de chuva serão muito alto.
Leia mais:
- BH tem alerta de chuva nesta quarta-feira (6); veja recomendações da Defesa Civil
- Chuva intensa: veja a lista com as mais de 850 cidades de Minas em risco
- Brasil tem alerta de chuva intensa para 2200 cidades, 853 em Minas; veja a lista completa
Segundo o comunicado, a atenção especial para as regiões de Bauru e Araraquara, pois os níveis serão ainda mais elevados.
Essas chuvas poderão vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo. De acordo com a Defesa Civil, este alerta é devido à passagem de uma frente fria pela costa da região sudeste, que criará condições para pancadas de chuva forte e condições para temporais.
Gabinete de crise
Diante deste cenário, o Governo de São Paulo irá instalar a partir das 8h desta quinta-feira (7) o gabinete de crise para garantir a pronta resposta à população em caso de emergência causada pelas chuvas previstas para estes dois dias, em todo estado.
Segundo o governo, as Agências Reguladoras do Estado de SP, concessionárias de energia elétrica e abastecimento de água terão um representante no gabinete, com o objetivo de garantir uma comunicação mais ágil e ações mais efetivas de monitoramento e controle.
Por volta das 17h desta quarta-feira, já chovia em alguns locais da região metropolitana de São Paulo, Carapicuíba, Osasco e capital paulista, e de acordo com o painel de monitoramento da ENEL, concessionária que atende capital e grande São Paulo, 26 mil pessoas apresentavam falta de energia.
Em nota, a ENEL afirmou que monitora as áreas prejudicadas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, até a publicação desta reportagem foram atendidos 6 chamados para quedas de árvores e 15 chamados para enchentes nas cidades de Osasco e Barueri.