O décimo voo com repatriados vindos do Líbano, da Operação Raízes do Cedro, pousou na Base Aérea de Guarulhos (SP) às 4h06 desta terça-feira (5). Ao todo, 213 brasileiros foram resgatados nesta nova operação, com prioridade para idosos, mulheres, crianças, grávidas, doentes e pessoas com deficiência. Também foram embarcados, no avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), quatro animais de estimação.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, 7 mil dos cerca de 20 mil brasileiros que vivem no Líbano, local em que acontece um conflito entre Israel e Hezbollah, fizeram o pedido de regresso. A pasta disse que, inicialmente, a previsão é de resgatar 3 mil pessoas, sendo cerca de 500 por semana. Com o desembarque desta terça, a FAB totaliza 2.072 repatriados, além do resgate de 24 pets.
Leia também: ‘Chamam o Brasil de terra abençoada’, afirma presidente de Fundação Libanesa sobre voo com repatriados
O Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, disse que está em contato com brasileiros e seus familiares próximos para a organização de novos voos de repatriação. Tudo está sendo coordenado conforme as condições de segurança no terreno.
Quando chegam ao Brasil, os repatriados são recebidos por equipes especializadas do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e da Agência da ONU para as Migrações (OIM). Eles acolhem as demandas imediatas e avaliam se as pessoas têm redes de proteção familiar ou social no Brasil.