A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou nesta terça-feira (17) que o governo federal não irá orientar o fechamento das escolas nas cidades atingidas pelos incêndios florestais.
Cerca de 20 escolas públicas não funcionaram no Distrito Federal nesta terça-feira, em decorrência da fumaça das queimadas que atingem o Parque Nacional de Brasília.
Nísia Trindade afirmou, em reunião com os chefes dos Três Poderes, no Palácio do Planalto, que o governo não orienta o fechamento das instituições de ensino.
“Não devemos ter uma orientação geral de fechamento das escolas porque isso não seria positivo. As vezes, é o contrário, o ambiente da escola é melhor do que na própria casa”, afirmou ela.
A ministra revelou, ainda, que não houve a procura de leitos em hospitais em decorrência de problemas respiratórios nas cidades atingidas pelas queimadas.
“Tem se verificado a busca de cuidados nas unidades básicas de saúde, nas UPAs. Não temos uma realidade grave do ponto de vista da busca de leitos, felizmente. Mas temos que monitorar essa situação, porque, caso aconteça, nós temos que estar prontos para prestar esse apoio” destacou Nísia.