O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), suspendeu as férias dos bombeiros militares para reforçar o combate aos focos de incêndios florestais na capital federal, como o do Parque Nacional de Brasília.
Pela medida, todos os afastamentos temporários previamente concedidos ou que já estejam em usufruto devem ser interrompidos. Os bombeiros afetados pela medida terão 24 horas para se apresentarem nas suas respectivas organizações.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nas últimas 48h foram registrados 32 focos de incêndio no Distrito Federal.
O fogo que atinge o Parque Nacional de Brasília desde o último domingo (15) já consumiu 2 mil hectares da unidade de conservação.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que uma equipe composta por 493 combatentes atuam no incêndio. São 26 brigadistas do ICMBio; 400 militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal; 6 brigadistas do Prevfogo e 11 brigadistas do Instituto Brasília Ambiental.
A Polícia Federal também abriu inquérito para investigar o incêndio. A suspeita é de que o fogo tenha sido provocado intencionalmente.
*Com informações da Agência Brasília