Ouvindo...

Lula convoca reunião com Barroso, Pacheco e Lira para discutir ações de combate aos incêndios

O Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, e o ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, também foram convidados para a reunião

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião nesta terça-feira (17) com os chefes dos poderes Legislativo e Judiciário para tratar de ações conjuntas de combate aos incêndios florestais, que atingem diversas regiões do país.

Lula convidou para o encontro os presidentes do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Após o encontro, que ocorrerá no Palácio do Planalto, às 16h30, o governo irá anunciar um pacote de medidas de combate aos incêndios, incluindo a edição de uma Medida Provisória.

A informação foi antecipada nesta segunda-feira (16) pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.

“Para que nós possamos tratar essa questão não como um tema de governo, mas como um tema de Estado”, revelou Pimenta.

O encontro, convocado por Lula, também deve contar com as presenças do Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, e o ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas.

Leia também

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, está em contato com governadores de todo o país para agendar reunião no Planalto, para tratar do combate às queimadas. A previsão é a de que o encontro ocorra nos próximos dias.

O presidente Lula se reuniu nesta segunda-feira (16) com oito ministros, no Palácio do Planalto, incluindo a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

O presidente cancelou a participação na cerimônia de lançamento do Cartão MEI, que aconteceu em um hotel, em Brasília, para focar nas ações de combate aos incêndios florestais.

A reunião com ministros foi convocada por Lula, após o presidente sobrevoar o Parque Nacional de Brasília, que foi atingido pelas queimadas.

A fumaça densa provocou o fechamento de 12 escolas públicas do Distrito Federal, em decorrência da baixa qualidade do ar. A Universidade de Brasília (UNB) suspendeu as atividades presenciais.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.
Leia mais