Durante encontros do grupo de trabalho da Agricultura do G20 Brasil e reuniões bilaterais, o Brasil firmou acordos de cooperação Agropecuária com Japão, Portugal e Azerbaijão. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, assinou os memorandos de entendimento que estabelece cooperação agrícola, agroalimentar, pecuária e saúde animal.
Fávaro, em reunião com o ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto, disse que “Temos grandes oportunidades na cooperação e produção de alimentos e energias renováveis”. De acordo com o Ministério da Agricultura, o acordo com o Japão prevê a expansão das relações comerciais entre os países, o fornecimento estável de grãos do Brasil ao Japão e a promoção de sistemas agroalimentares sustentáveis.
Com Portugal, o Brasil firmou acordo voltado a produtos agroalimentares com foco na regulação do controle de segurança e qualidade dos produtos alimentícios e na cooperação institucional e técnica entre os dois países. “Esta assinatura demonstra o equilíbrio nas relações e reciprocidade entre Brasil e Portugal, além de abrir portas para novos diálogos e parcerias. Temos outros setores que também podemos explorar em conjunto”, afirmou Fávaro, ao ministro da Agricultura e Pescas de Portugal, José Manuel Fernandes. No encontro, o Brasil solicitou o apoio de Portugal nas negociações sanitárias e fitossanitárias junto à União Europeia.
- Haddad diz que taxação de grandes fortunas deve ser aprovada ainda neste ano, no G20
- ‘Já passou da hora dos super-ricos pagarem sua justa contribuição’, diz Lula a líderes mundiais
Já o memorando de entendimento firmado entre Brasil e Azerbaijão é direcionado à cooperação em pecuária e saúde animal. A cooperação envolve o desenvolvimento da pecuária, saúde animal e matérias-primas; fomento à horticultura; e gestão sustentável do agronegócio e sustentável territorial, além de áreas como genética, biotecnologias de processamento e colheita, aprimoramento de maquinário agrícola e controle de pragas e doenças, segundo o Ministério da Agricultura.
“Vamos avançar na implementação dessas cooperações. Este é um momento muito oportuno para firmar novas oportunidades comerciais que sejam benéficas e equilibradas para ambos os países”, disse Fávaro ao ministro da Agricultura do Azerbaijão, Magnum Mammadov. O Azerbaijão também discutiu parcerias para pesquisa sobre mudanças climáticas com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).