Ouvindo...

Seca extrema faz duas das maiores hidrelétricas do Brasil funcionarem parcialmente

Rio Madeira chegou ao menor nível da história; seca extrema também leva falta d'água a ribeirinhos da região

Duas das maiores hidrelétricas do Brasil, Jirau e Santo Antônio, ambas em Rondônia, estão funcionando com apenas partes das turbinas. Segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), obtidas pelo g1, as duas estão com a operação parcial devido a seca extrema do Rio Madeira.

A hidrelétrica de Jirau tem 50 turbinas que geram energia. Destas, apenas 10 estão em funcionamento, ou seja, a usina opera com 20% da sua capacidade total. Em Santo Antônio, a situação é ainda mais grave. Das 50 turbinas da hidrelétrica, somente sete estão operando (o equivalente a 14% da capacidade).

Apesar da seca incomum que o rio enfrenta, a Eletrobrás afirma que não há previsão de que as hidrelétricas interrompam completamente a operação.

Leia também

Seca extrema

O Rio Madeira atingiu, nesta segunda-feira (9), o menor nível desde que começou a ser monitorado em 1967. Às 12h15, ele chegou a 81 centímetros. A água nunca tinha ficado abaixo de um metro.

Com a seca, os ribeirinhos conseguem caminhar por onde passavam barcos, e a falta d'água tem sido um problema na região. "Às vezes a gente precisa abrir um buraco para apanhar um pouquinho de água pra poder lavar uma louça, tomar um banho. E é contado, a situação pra nós tá difícil”, revelou Raimundo ao G1.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais