Ouvindo...

‘Cometa do Século’ poderá ser visto no Brasil na próxima semana

O cometa C/2023 A3 poderá ficar visível em parte do Brasil a partir de domingo (15); é preciso acordar cedo e olhar na direção leste com auxílio de binóculos para observar fenômeno

O cometa C/2023 A3, conhecido como ‘Cometa do Século’, poderá se tornar visível no Hemisfério Sul, o que inclui grande parte do Brasil, a partir da próxima semana. A expectativa é que a passagem seja visível a partir do dia 15 de setembro.

O corpo celeste ainda é considerado relativamente muito próximo do Sol, o que o torna difícil de ser observado, especialmente a olho nu. Mas é esperado que o cometa se torna mais visível no céu noturno na próxima semana.

O C/2023 A3 foi descoberto em janeiro de 2023 de forma independente, por dois observatórios, o Observatório de Tsuchinshan (ou Purple Mountain) na China e o projeto ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System) no Havaí.

Leia também

O cometa poderá ser visto com auxílio de binóculos antes do nascer do sol na direção leste, a partir do dia 15 de setembro, na direção leste.

Na primeira semana de outubro o cometa alcançará seu brilho máximo. Ele deve chegar a uma magnitude de 3,0 ou 2,0 (quanto menor esse número, mais brilhante é o objeto), de acordo com plataformas especializadas de medição.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais