Ouvindo...

Incêndio destrói mais de 10 mil hectares na Chapada dos Veadeiros, em Goiás

Equipes do Corpo de Bombeiros, ICMBio e Ibama tentam controlar fogo que começou na quinta (5)

O Corpo de Bombeiros de Goiás tenta combater neste domingo (8) o fogo que atinge parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e a Área de Proteção Ambiental Pouso Alto. O incêndio começou na última quinta-feira (5) e a estimativa é que 10 mil hectares já tenham sido queimados.

As equipes têm enfrentado o desafio de combater o chamado “fogo subterrâneo”. Para a ação, foi realizado encharcamento das áreas onde as chamas surgiam por causa da queima no subsolo. Os bombeiros também cavaram trincheiras em volta dos focos para impedir a propagação do calor.

Agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também atuam na operação. Neste domingo, duas aeronaves de apoio devem se juntar aos trabalhos.

Além de combater as autoridades também investigam quem são os responsáveis pelos incêndios criminosos. Segundo o Major Moura, do Corpo de Bombeiros de Goiás, a Polícia Militar do estado já prendeu três suspeitos em flagrante.

Leia também

“Quem vê essa situação dos incêndios florestais no estado, ela está sendo acompanhada pelo Gabinete de Crise, que foi instaurado pelo governador, em que temos a participação de várias instituições da Segurança Pública e outras pastas, de outras secretarias”, afirmou.

O Instituto Nacional de Meteorologia chegou a emitir alerta vermelho para o domingo, por causa do grande perigo causado pela baixa umidade, abaixo de 12%, nos três estados do Centro-Oeste. A situação favorece grande risco de incêndios florestais e problemas à saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Goiás é o quarto estado com o maior número de queimadas registradas nas últimas 24h. São 180 focos, atrás apenas do Amazonas (237), Pará (593) e Mato Grosso (1.893).

*Com informações da Agência Brasil.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais