A Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou, por meio de nota, que a aeronave que caiu na tarde desta sexta-feira (9), em Vinhedo, no interior de São Paulo, não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas.
Segundo a FAB, o voo acontecia normalmente até as 13h20. Porém, a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo. A perda do contato radar ocorreu às 13h22.
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) afirma que o SALVAERO, equipe de busca e salvamento da FAB, foi acionado às 13h26. Os militares encontraram a aeronave acidentada dentro de um condomínio residencial.
Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) estão no local.
Avião cai em SP
Uma aeronave da VoePass caiu, na tarde desta sexta-feira (9), em um condomínio residencial em Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave do modelo ATR-72 decolou de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 57 passageiros e quatro tripulantes a bordo. Segundo a Prefeitura de Vinhedo, não houve sobreviventes.
A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados por volta das 13h28. Sete equipes dos bombeiros foram mobilizadas ao local do acidente.
Em vídeos enviados à Itatiaia por moradores da região, é possível ver um corpo projetado para fora da aeronave, além de itens e pertences que estavam no interior do avião. Vídeos divulgados nas redes sociais também mostram o momento exato da queda.
Em nota divulgada à imprensa, a Força Aérea Brasileira (FAB) informa, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) informou que já enviou peritos ao local para atuar na ‘ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283'.
Em entrevista à CNN Brasil, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Vinhedo, no interior de São Paulo, Osmir Aparecido Cruz, informou que cerca de 180 profissionais estão atuando no local. “O trabalho, nesse momento, tem sido primeiro fazer todo o gerenciamento do fogo. Além desse movimento de resgate as vítimas, retirada dos corpos”, afirmou.