Ouvindo...

‘Lua Cheia Rosa’ poderá ser vista em todo o Brasil nesta terça-feira (23)

Fenômeno recebe nome em homenagem ao início da primavera no Hemisfério Norte; lua aparecerá a partir das 17h30 (horário de Brasília)

O fenômeno da “Lua Cheia Rosa” será visível em todo o Brasil, nesta terça-feira (23).

Se preparem porque depois do eclipse solar e da passagem do Cometa do Diabo, mais um fenômeno chama atenção no céu. O fenômeno da “Lua Cheia Rosa” será visível em todo o Brasil, nesta terça-feira (23). Mas calma, apesar do nome, a Lua não terá nenhuma mudança de cor. O nome “rosa” foi dado por povos nativos dos Estados Unidos, porque uma flor desabrocha nessa época do ano, quando é primavera no Hemisfério Norte.

Afinal de contas, será preciso algum equipamento especial para observar o fenômeno? Não. Desta vez, nenhum equipamento precisa ser usado.

A Lua deve surgir no horizonte, por volta das 17h32 da tarde, no horário de Brasília.

Entenda a diferença entre as Superluas x Luas Cheias

Desta vez, o fenômeno não será uma “superlua”, que é quando a lua cheia acontece próxima ao perigeu, ou seja, quando ela está mais próxima da Terra. Essa movimentação resulta em uma lua cheia cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu, momento em que ela está mais distante.

Diferença entre a Superlua: essa movimentação resulta em uma lua cheia cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu, momento em que ela está mais distante.

Assim, nem toda lua cheia é considerada uma superlua.

E anotem aí, neste ano, serão duas “superluas”, segundo o calendário astronômico do Observatório do Valongo da UFRJ, uma entre os dias 17 e 18 de setembro, e outra no dia 17 de outubro.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.