Vídeo: Conheça Biah e Cecília, bebês nascidas em BH neste 29 de fevereiro de 2024, ano bissexto

Famílias falaram sobre o nascimento neste dia que ocorre a cada quatro anos e revelam quando vão comemorar os aniversários

Foi logo na virada que Biah nasceu e, para os pais, parece que ela escolheu vir ao mundo no dia 29 de fevereiro. “A gente não esperava que ela viesse dia 29. [A Biah nasceu] 00:12, foi, assim, rápido também. Parece que já estava programada, foi bem na virada”, diz a mãe dela, Fernanda Denise Resende da Silva.

Os anos bissextos acontecem de quatro em quatro anos e têm 366 dias ao invés de 365. Esse fenômeno acontece para manter o calendário anual ajustado com o movimento de translação da Terra. O dia acrescido é uma data curiosa e folclórica: o dia 29 de fevereiro.

E o que acontece nos anos ‘comuns’, que não tem dia 29 de fevereiro? Ezequiel Bonfim, pai da Biah, acredita que o ideal é celebrar um dia depois. “Quando não tiver o dia 29, a gente vai comemorar no dia 1° de março, um dia depois. Para mim é o certo”, afirmou.

A Biah nasceu na Maternidade Unimed Grajaú, em Belo Horizonte, mesmo local em Cecília veio ao mundo logo nas primeiras horas do dia.

Adriana e a filha Cecília, que nasceu neste 29/2

Adriana Aparecida Ferreira de Jesus, mãe da Cecília, já tem de imediato a resposta para a comemoração do aniversário da pequena. “Para mim é dia 29, nasceu dia 29. Mas aí, coitadinha, vai ficar sem um dia. Quase três anos ela vai ficar sem aniversário. Mas é melhor à frente do que retroagir. A vida é bem melhor jogar pra frente do que voltar atrás”, falou.

Ao olhar para a recém-nascida, a nova mamãe brincou: “Vai gostar do dia 1° de março, né filha? Ela vai gostar. É melhor adiantar”, garante.

Leia também

Em que dia as pessoas que nascem dia 29 de fevereiro são registradas?

Após o nascimento da pequena Cecília, Adriana conta que teve dúvida sobre qual dia a filha seria registrada. “Minha mãe falou: ‘Ela vai fazer aniversário de quatro em quatro anos’. Depois eu falei: ‘Gente, e agora? Vai ser dia 28 ou dia 1° que vai registrar? Porque dia 29, de quatro em quatro anos, ela vai me cobrar o aniversário, que não vai ter”, disse.

Para outros pais que possam estar em dúvida de como fazer o registro dos bebês, a orientação é registrar a criança com a data de 29 de fevereiro mesmo. Apesar da “dor de cabeça” para comemorar os aniversários, é importante que a família siga a data descrita na Declaração de Nascido Vivo (DNV), que é emitida pelo hospital e assinada pelo médico no horário do nascimento.

“O registro civil de crianças nascidas no dia 29 de fevereiro deve seguir o trâmite legal, constando obrigatoriamente a data correta do nascimento, de acordo com a Declaração de Nascido Vivo. Não havendo possibilidade de determinação da hora correta do nascimento, o horário pode ser aproximado, já a data de nascimento deve ser exata, mesmo em caso de nascidos em ano bissexto”, explica Genilson Gomes, presidente do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil do Estado de Minas Gerais (Recivil).

De acordo com o Recivil, desde o ano 2000, 3.748 pessoas nasceram em Minas Gerais no dia 29 de fevereiro. Um levantamento realizado pelo órgão mostra quantas pessoas nasceram na data, nos últimos anos bissextos, com base em dados da Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional):

  • 2020: 539 nascimentos;
  • 2016: 681 nascimentos;
  • 2012: 648 nascimentos;
  • 2008: 650 nascimentos.

Neste ano de 2024, a Biah e a Cecília serão duas das centenas de crianças nascidas em Minas no dia 29/2.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.
Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.

Ouvindo...