Ouvindo...

Sisu 2024: MEC libera resultados com um dia de atraso

Órgão adiou a divulgação do resultado dos classificados para ingressar universidades públicas devido a problemas técnicos no sistema

Sisu disponibiliza resultado da seleção regular

O resultado do Sistema Unificado de Seleção (Sisu) 2024, foi divulgado nesta quarta-feira (31), após um dia de atraso. A decisão de adiar a liberação dos resultados, que deveriam ter sido divulgados na terça-feira (30), foi tomada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) porque o sistema apresentou problemas técnicos.

O ministro da Educação Camilo Santana afirmou, em entrevista, que os resultados estariam disponíveis no início da tarde de hoje (31). No entanto, os dados só foram liberados por volta de 18h15.

Consulte no portal Único de Acesso ao Ensino Superior o resultado.

Em comunicado, o órgão justificou o transtorno causado aos estudantes. “A Subsecretária de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação (MEC), área responsável pela operacionalização do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), identificou problemas técnicos no sistema e reiniciou os protocolos de homologação, adiando a divulgação dos resultados definitivos do Sisu 2024 para esta quarta-feira, 31 de janeiro, em horário a ser informado”, informou o MEC.

Mais de 260 mil vagas

Neste ano, o Sisu teve uma única etapa de inscrição para todo o ano. Ao todo, foram ofertadas 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.

Todos os estudantes que fizeram o Enem 2023 puderam concorrer às vagas — desde que não tivessem zerado a redação ou feito a prova como treineiros. Além disso, diferentemente das edições anteriores, o Sisu 2024 foi realizado em uma única etapa e distribuiu as vagas para os dois semestres letivos.

Inscrições

Os estudantes aprovados terão entre os dias 1º e o dia 7 de fevereiro para realizarem as inscrições nas instituições de ensino.

Já os candidatos que não foram selecionados para a chamada regular podem manifestar o interesse de participar da lista de espera entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Segundo MEC, as instituições poderão utilizar a lista de espera durante todo o ano para preencherem vagas que não tenham sido ocupadas na chamada regular.

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.