Ouvindo...

Lista de espera do Sisu 2024: saiba quem pode participar e como se inscrever

Resultado do Sistema Unificado de Seleção foi divulgado nesta quarta-feira (31), com um dia de atraso

Lista de Espera do Sisu foi liberada nesta quarta-feira (31)

Com atraso de um dia, estudantes que almejam ingressar no ensino superior em 2024 puderam acessar o resultado do Sistema Unificado de Seleção (Sisu) nesta quarta-feira (31). E, para aqueles que não conseguiram uma vaga de primeira, ainda há esperança: a lista de espera.

A lista de espera é como uma segunda chance para os alunos que não foram selecionados na chamada regular. Caso alguma vaga não tenha sido preenchida, essa será destinada à próxima pessoa que estiver na lista.

Leia também

Quem pode participar?

Podem ingressar a lista de espera todos os candidatos não selecionados na chamada regular, em nenhuma das opções de curso. O estudante deverá selecionar uma das duas opções escolhidas no momento da inscrição.

Como participar?

Para entrar na lista, basta acessar o Portal Único de Acesso entre os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro e clicar no botão ‘participar da lista de espera’. Lembrando que só é permitido estar na lista de um dos cursos selecionados. Após clicar no botão, o sistema emite uma mensagem de confirmação.

Depois de se inscrever e receber a confirmação, basta acompanhar as convocações da lista de espera junto à instituição de ensino escolhida.

Mais de 260 mil vagas

Neste ano, o Sisu teve uma única etapa de inscrição para todo o ano. Ao todo, foram ofertadas 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.

Todos os estudantes que fizeram o Enem 2023 puderam concorrer às vagas — desde que não tivessem zerado a redação ou feito a prova como treineiros. Além disso, diferentemente das edições anteriores, o Sisu 2024 foi realizado em uma única etapa e distribuiu as vagas para os dois semestres letivos.

Inscrições

Os estudantes aprovados terão entre os dias 1º e o dia 7 de fevereiro para realizarem as inscrições nas instituições de ensino.

Já os candidatos que não foram selecionados para a chamada regular podem manifestar o interesse de participar da lista de espera entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Segundo MEC, as instituições poderão utilizar a lista de espera durante todo o ano para preencherem vagas que não tenham sido ocupadas na chamada regular.

*Com informações de Ana Luisa Sales

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.