Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Casarão de mais de 100 anos desaba e assusta moradores em Salvador

Prédio havia sido interditado um dia antes pela Defesa Civil de Salvador (Codesal); casarão abrigou restaurante citado pelo escritor Jorge Amado

Captura de tela 2024-01-25 183418.png

Casarão abrigou o restaurante Colon, citado por Jorge Amado na obra ‘O Sumiço da Santa’

Reprodução/ Redes Sociais

Um casarão de mais de 100 anos desabou e assustou moradores de Salvador nesta quinta-feira (25). O local abrigou o Restaurante Colon, tradicional estabelecimento baiano, citado na obra ‘O Sumiço da Santa’, do escritor Jorge Amado. A informação é do g1.

O casarão, localizado no bairro do Comércio, havia sido interditado pela Defesa Civil da Salvador (Codesal) nesta quarta (24) por risco de desabamento. Parte da Praça Conde dos Arcos, localizada na Rua da Holanda, também foi isolada.

O prédio, que estava fechado há cerca de três anos, passou por vistoria nesta quarta (24), e foi interditado por precaução. Equipes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foram ao local para nova avaliação, antes do desabamento. O imóvel é localizado em área tombada pelo Instituto.

Leia Também

Imóvel foi interditado em 2020

O prédio foi evacuado em setembro de 2020 pela Defesa Civil, por falta de manutenção. Na época, o dono do estabelecimento foi notificado a suspender as atividades comerciais e tirar todas as pessoas de dentro do imóvel.

À época, o local ficaria interditado até que o risco de desabamento fosse sanado, principalmente nos três últimos andares, sob supervisão do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Restaurante Colon

O restaurante Colon foi fechado em novembro de 2021, após 107 anos de funcionamento. Fundado em 1914, o restaurante já recebeu Jorge Amado, Carlinhos Brown, entre outras personalidades.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.
Leia mais