Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Sisu 2024: inscrições começam nesta segunda-feira (22)

São mais de 260 mil vagas distribuídas pelo Sisu 2024 entre 127 instituições públicas

Sisu 2024

Inscrições seguem até a quinta-feira (25)

Rafa Neddermeyer (Agência Brasil) | Reprodução

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 começam nesta segunda-feira (22) e podem ser realizadas até 23h59 da quinta-feira, 25 de janeiro. O processo seletivo oferta vagas em cursos de instituições públicas de educação superior em todo o Brasil.

Ao todo, são disponibilizadas 264.630 vagas, em 127 instituições nos níveis federal, estadual e municipal. A lista com o número de vagas de cada instituição pode ser acessada pelo portal do Ministério da Educação (MEC).

Inscrições: quem pode se inscrever?

As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site Sisu aluno. O acesso ao sistema de inscrição é realizado por login e senha utilizados no portal gov.br, do Governo Federal.

Podem se inscrever no processo de seleção todos os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 e que não zeraram a redação.

O Sisu realiza a seleção dos estudantes com base na nota obtida na última edição do exame, considerando o limite da oferta das vagas por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico. Os participantes que realizaram o Enem como treineiros (aqueles que não finalizaram o ensino médio no ano do exame) não podem utilizar a nota para ingressar na universidade.

Leia Também

Cronograma

Confira o cronograma com as principais datas do Sisu 2024, de acordo com planejamento do Ministério da Educação:

  • Inscrições: 22 a 25 de janeiro;
  • Resultado da chamada regular: 30 de janeiro;
  • Prazo para participar da lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro;
  • Matrícula da chamada regular: 1 a 7 de fevereiro.

Para esclarecer dúvidas, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Leia mais