Ouvindo...

Times

Notas do Enem 2023 saem nesta terça (16); veja onde podem ser usadas

Exame é a principal porta de entrada para o ensino superior no país

As notas do Enem 2023 serão divulgadas nesta terça-feira (16). Os resultados estarão na Página do Participante do Exame Nacional do Ensino Médio.

Para acessar as notas, é necessário acessar o ambiente com o login único da plataforma gov.br. Se o participante não lembrar a senha, é possível recuperá-la.

Dos 3,9 milhões de inscritos na edição de 2023 do Enem, 1,2 milhões não fizeram o exame. O exame é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil - tanto em instituições públicas quanto privadas.

Atenção: as notas dos treineiros, aqueles que fizeram o Enem para testar os conhecimentos, sem a ideia de concorrer a vagas nesse momento, estarão disponíveis apenas em março.

Redação
A organização do Enem vai disponibilizar os espelhos das redações em até três meses após a divulgação dos resultados. Os textos são avaliados de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência.

A nota pode chegar a 1000 pontos, mas há fatores que levam à nota zero. Entre eles estão: fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Seleções
As submissões das notas para ingresso em instituições públicas serão de 22 a 25 de janeiro pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Serão 264.360 vagas distribuídas em 127 instituições de educação superior.

Já as inscrições com bolsas em instituições de ensino privadas serão entre 22 e 25 de fevereiro pelo Prouni (Programa Universidade para Todos).

Os resultados do Enem 2023 também podem ser submetidos ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Leia mais