Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Vídeo: Mina da Braskem rompe e afeta a Lagoa de Mundaú em Maceió

Técnicos da Defesa Civil monitoram o local em busca de mais informações; prefeito informou que vai sobrevoar a área em instantes

rompimento da mina da Braskem em Maceió

Mina 18 da Braskem em Maceió rompe neste domingo (10)

Divulgação/Defesa Civil de Maceió

A Defesa Civil de Maceió divulgou vídeos do momento que a Mina 18 da Braskem sofre um rompimento. O colapso de parte da estrutura aconteceu neste domingo (10), às 13h15.

Nas imagens divulgadas, o rompimento pôde ser percebido na superfície da Lagoa de Mundaú, no bairro Mutange. De acordo com o geólogo da Defesa Civil de Maceió, Eduardo Bontempo, mais de 60% do volume da mina está abaixo da lagoa.

Neste momento, técnicos da Defesa Civil monitoram o local em busca de mais informações. O órgão ressalta que a mina e todo o seu entorno estão desocupados e não há qualquer risco para as pessoas.

Em uma publicação no “X” (antigo Twitter), o prefeito João Henrique Caldas (PL-AL) informou que vai sobrevoar a área para acompanhara situação. “Novas informações sobre o assunto estão sendo obtidas e serão compartilhadas assim que possível”, escreveu.

Nota da Braskem

"Às 13h15 deste domingo, câmeras que monitoram o entorno da cavidade 18 registraram movimento atípico de água na lagoa Mundaú, no trecho sobre esta cavidade. Toda a área, que vem sendo monitorada nos últimos dias, já estava isolada.

Movimento semelhante ocorreu por volta das 13h45. O sistema de monitoramento de solo captou a movimentação por meio de DGPS instalados na região. As autoridades foram imediatamente comunicadas, e a Braskem segue colaborando com elas”.

Leia mais