Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Vídeo mostra operação contra o garimpo destruindo maquinário milionário

Ibama e PF desativam garimpo ilegal em Terras Indígenas.

garimpo.jpeg

Ibama e PF desarticulam garimpo ilegal em Altamira (PA)

Divulgação Ibama

Vídeo divulgado pelo governo Federal neste sábado (9) mostra parte da operação Sadida Ore (Minério Sujo), executada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em conjunto com a Polícia Federal (PF), nessa sexta-feira (8).

A operação desativou garimpo ilegal nas terras indígenas (TIs) Kuruáya e Trincheira/Bacajá, e na Reserva Extrativista (Resex) Riozinho do Anfrísio, todos em Altamira (PA).

Os agentes inutilizaram 25 motores, uma escavadeira hidráulica, 13 estruturas de apoio ao garimpo e três mil litros de diesel.

“O garimpo ilegal avançou no interior da TI Kuruáya, gerando degradação da floresta nativa, impactos à fauna e contaminação do leito do rio Iriri, afluente de um dos maiores rios da Amazônia, o Xingu. Os equipamentos foram apreendidos e inutilizados pelo Ibama, por não haver meios disponíveis para a sua retirada, com objetivo de cessar a degradação. A decisão encontra amparo no Decreto 6514/2008, que regulamenta a Lei 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais)”.

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Leia mais