Wellington Campos

Coluna do Wellington Campos

Veja todas as colunas

Mais Notícias

Procuradoria vai investigar Cruzeiro e Atlético por "acordos de cavalheiros"

Vários clubes do Brasil, entre eles Cruzeiro e Atlético, poderão ter problemas no STJD por causa de “acordos de cavalheiros” que impedem atletas de atuar contra

27/07/2015 às 11:31

Vários clubes do Brasil, entre eles Cruzeiro e Atlético, poderão ter problemas no STJD por causa de “acordos de cavalheiros” que impedem atletas de atuar contra seus ex-clubes. A procuradoria do Tribunal, através do Dr. Paulo Schimit já está investigando os casos. Se constatada infração, os clubes podem ser denunciados no artigo 191, inciso III do CBJD: “Deixar de cumprir ou dificultar o comprimento do regulamento, geral ou especial, de competição. Confira a solicitação feita ao presidente Caio Rocha:

Procuradoria solicita inquérito para averiguar "acordo de cavalheiros"

Objetivo é identificar acordos que impedem a atuação de jogadores.

A Procuradoria da Justiça Desportiva solicitou ao Presidente do STJD, Caio Cesar Rocha, a abertura de um inquérito para averiguar a não participação de atletas em jogos do Campeonato Brasileiro devido um "acordo de cavalheiros" entre os clubes de origem e os clubes de empréstimo ou mesmo nas hipótese de rescisão e novas contratações.

No pedido, a Procuradoria destaca que o artigo 33 do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol de 2015 proíbe acordos ou qualquer outro ajuste que impeça o jogador emprestado de atuar contra seu clube de origem.

Art. 33 - A transferência por cessão temporária de atleta profissional pode ser convencionada pelo clube a que contratualmente o atleta está vinculado (cedente) a outro clube (cessionário), sendo nulas e de nenhum efeito quaisquer cláusulas ajustadas entre as partes que visem a limitar, condicionar ou onerar a livre utilização do atleta cedido por parte do cessionário, enquanto vigorar a cessão, respeitados os contratos celebrados antes da publicação deste Regulamento.

Os jogos onde teriam ocorrido o trato entre os clubes, pelo qual os atletas destacados não foram relacionados para as respectivas partidas, são:

S.E. Palmeiras X Goiás Esporte Clube (Dia 24/05/2015 - 3ª Rodada)

Atleta: Felipe Menezes Jácomo (Goiás)


Clube Atlético Mineiro X C.R.Vasco da Gama (Dia 31/05/2015 - 4ª Rodada)

Atleta: Sérgio Antônio Borges Junior - "Serginho" (C.R. Vasco da Gama)


S. C. Internacional X Coritiba F.C. (Dia 07/06/2015 - 6ª Rodada)

Atleta: Wellington Pereira do Nascimento - "Wellington Paulista" (S.C. Internacional)


C.R. Vasco da Gama X Cruzeiro Esporte Clube (Dia 13/06/2015 - 7ª Rodada)

Atleta: Duvier Riascos (C.R. VAsco da Gama)


Sport Club do Recife X Clube Atlético Mineiro (Dia 08/07/2015 - 12ª Rodada)

Atleta: André Felipe Ribeiro de Souza (Sport Club do Recife)


C.R. Flamengo X S. C. Corinthians Paulista (Dia 12/07/2015 - 13ª Rodada)

Atletas: Márcio Passos de Albuquerque - "Emerson Sheik" (C.R Flamengo) e José Paolo Guerrero (C.R Flamengo)


Grêmio F.P.A. X C.R. Flamengo (Dia 18/07/2015 - 14ª Rodada)

Atletas: Marcos Rogério Ricci Lopes - "Pará" (C.R Flamengo) e Frickson Erazo (Grêmio F.P.A.)

A fim de investigar e identificar se houve ou não infração ao Regulamento, a Procuradoria sugere a abertura de inquérito e que sejam oficiados: CBF para análise dos contratos de trabalho e documentos em anexo; Clubes para que informem sobre este possível “acordo de cavalheiros”, bem como a situação médica dos atletas citados e os próprios atletas em oitivas a ser agendada pelo Auditor do Pleno que será designado pelo presidente Caio Cesar Rocha.


Agora é esperar as investigações.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Município admite necessidade de aumentar número de leitos pediátricos #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Conteúdo publicitário Quer dar um toque especial naquele almoço de final de semana? A chef Clara Senra te ensina uma receita de strogonoff, mas um algo a mais!! Veja só! Quer...

    Acessar Link