Wellington Campos

Coluna do Wellington Campos

Veja todas as colunas

Mais Notícias

Dunga precisa de Thiago Silva e Marcelo na Seleção Brasileira

Acredito que chegou a hora de o técnico Dunga voltar com o zagueiro Thiago Silva e o lateral Marcelo e tirar a braçadeira de capitão de Neymar...

31/03/2016 às 04:33
Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Dunga precisa de Thiago Silva e Marcelo na Seleção Brasileira


Mais uma vez a Rádio Itatiaia esteve lado a lado com a Seleção Brasileira em Teresópolis, Recife e em Assunção, no Paraguai. Dois empates por 2 a 2 com Uruguai e Paraguai e um monte de críticas ao trabalho da comissão técnica de Dunga e Gilmar Rinaldi. Sempre foi assim. Acompanho o Brasil desde 1987, com Carlos Alberto Silva. Ninguém consegue agradar.

Ouvi relatos de problemas de Dunga com Neymar e seu pai, insatisfação pela ida do grupo até Viamão e outros. Quando não se ganha, funciona assim mesmo. Dizia Nelson Rodrigues que toda vitória é santa.

Acredito que chegou a hora de o técnico Dunga voltar com o zagueiro Thiago Silva e o lateral Marcelo e tirar a braçadeira de capitão de Neymar e passar para outro jogador mais experiente. Zagallo, aos 84 anos e muitas copas vencidas e disputadas, tem opinião semelhante. Ao Jornal Extra, do Rio de Janeiro, falou o Velho Lobo que acredita na classificação do Brasil para a próxima Copa do Mundo, na Rússia.

Veja a entrevista que o que o Velho Lobo concedeu ao Extra:

Qual é a sua avaliação sobre a seleção brasileira?

Não se encontrou ainda. Não sei o que está acontecendo, se é falta de tempo para o treinamento...Ontem (quarta-feira), foi na base da raça. Com o meio-campo alterado, o time até conseguiu ir à frente com o toque de bola, como deve acontecer no futebol. O Dunga tirou os volantes e o Paraguai, em vez de ficar em cima, recuou. No fim, o domínio (brasileiro) foi total.

O Brasil se classifica?

Acho que classifica, mas tem que mudar seu estilo de jogar. Nosso setor defensivo ontem foi triste.

Gosta do David Luiz, que estava suspenso?

Não sou muito fã dele, não. Mas o Thiago Silva é o melhor (zagueiro) do mundo. Por que ele saiu eu não sei. É algum problema deles lá. Não quero entrar nesse mérito. Por exemplo: gosto do Marcelo, que também não está jogando.Para mim, ele deveria ser o titular na lateral esquerda, mas a comissão técnica tem sua maneira de ver as coisas. O time ficaria mais bem composto com o Thiago e o Marcelo.

Está satisfeito com o Neymar, que, em pouco mais de um ano, fez quatro gols pela seleção, levou cinco cartões amarelos e um vermelho?

Neymar está atravessando uma fase difícil. Queira ou não, os problemas batem na cabeça dele. Ele é culpado em parte. Quem fica à frente das coisas é o pai. Mas quem está jogando é ele. Qualquer um envolvido em problemas como os dele tem que ficar perturbado.

Neymar se apresentou um dia após os demais. E, suspenso do jogo contra o Paraguai, foi uma festa em Santa Catarina. Essas atitudes podem significar falta de comprometimento?

Esses problemas é que não podem acontecer.Ainda mais com um jogador de nome. Neymar tem um nome a zelar. Gosto muito dele, é um jogador fora de série, tem tudo para subir ainda mais,mas tem que se conscientizar de que está no comando da seleção brasileira. Não pode se expor. Ele não tem a maturidade que deveria ter.

Sente os jogadores comprometidos com a Amarelinha?

Todo mundo que veste essa camisa, gosta. Eu acho que é um time que não se encontrou. Se você for analisar os jogos de um modo geral, verá que o futebol caiu. Você tem o Barcelona, o Real, o futebol alemão...E fica por aí.

E o futebol brasileiro?

O nosso futebol está triste... Eu acho!Não vou dizer uma inverdade pra você. Caiu muito. Está difícil à beça.

Qual é o melhor time do Brasil?

(Pausa) Não há um time que chame a atenção.

O Dunga é o treinador ideal para a seleção?

Sou brasileiro, torço para o treinador que está na seleção. Não vou torcer nunca contra. Se você for pensar em termos de cancha, ele foi campeão do mundo, participou de uma Copa como treinador e está em outra. Tem experiência. Mas tem que descobrir uma maneira de a seleção tocar mais a bola. Liga a tevê e mostra o Barcelona, para ver como os caras conseguem tocar a bola. Tem que haver equilíbrio.

Acredita no ouro olímpico?

Está faltando, né? Essa medalha está engasgada na minha garganta. Fiquei sem ela (nos Jogos de Atlanta, em 96). Fiquei com o bronze, quando era para ter ganho o ouro. Estávamos vencendo a Nigéria por 3 a 1 (na semifinal)... Ainda bem que a Argentina também perdeu (na final, para os nigerianos).

Como analisa as denúncias contra dirigentes da CBF com os quais você conviveu?

É um assunto melindroso. As coisas estão correndo... Não quero entrar nesse mérito.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Especialista aponta que vistorias e análises em áreas turísticas podem mostrar processos de desgaste natural dos terrenos

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O prêmio de R$ 1,5 milhão não é reajustado há 12 anos pelo programa

    Acessar Link