Wellington Campos

Coluna do Wellington Campos

Veja todas as colunas

Mais Notícias

Cafu será estrela no sorteio da Copa

Em sua coluna mensal no www.fifa.com, o secretário geral Jérôme Valcke destaca as estrelas que estarão no sorteio dos grupos da Copa do Mundo do Brasil, no dia 6 de dezembro...

11/10/2013 às 05:06

Em sua coluna mensal no www.fifa.com, o secretário geral Jérôme Valcke destaca as estrelas que estarão no sorteio dos grupos da Copa do Mundo do Brasil, no dia 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, na Bahia. O grande capitão brasileiro de 2002 na Coreia do Sul e Japão, Cafu, será uma das estrelas do evento para cerca de 500 milhões de telespectadores em todo planeta.  

A seguir a coluna de Valcke:

Hoje é um dia importante na caminhada rumo à Copa do Mundo da FIFA 2014, já que possivelmente daremos as boas-vindas a outros sete participantes, que se juntarão às dez seleções já classificadas para a escalação de 32 equipes que estarão no Brasil entre junho e julho do ano que vem. Esse crescente entusiasmo também ficou refletido no extraordinário resultado das solicitações de ingressos – foram mais de 6,2 milhões de pedidos recebidos. Isso realmente reforça o enorme interesse dos brasileiros e dos torcedores de futebol de todo o planeta em vivenciar de perto o principal evento do futebol em um dos 12 estádios espalhados pelo Brasil. Isso também foi algo que eu pude sentir ao longo dos últimos dias no país, de onde voltei hoje. Uma recente pesquisa mostrou que 60 milhões de brasileiros estão interessados em passar pelas FIFA Fan Fests, que serão organizadas nas cidades-sede como segundo espaço oficial do evento, oferecendo às torcidas uma experiência autentica e única da Copa do Mundo da FIFA.

A expectativa no mundo inteiro pode ser identificada praticamente a cada dia com o atual Tour do Troféu da Copa do Mundo da FIFA, que vai gradativamente passando por todos os 89 países programados para este ano. Depois de visitar 11 nações, entre as quais Honduras, Jamaica, Costa Rica e Porto Rico, o troféu está no trecho caribenho de sua viagem. É verdadeiramente incrível observar a felicidade que esse símbolo global do futebol mundial leva às pessoas. Para sentir essa mesma alegria, curta a página oficial no Facebook (www.facebook.com/trophytour) ou acompanhe o blog de fotos do Tour no Twitter, em @trophytour.

Quando eu voltar ao Brasil da próxima vez, entre 2 e 6 de dezembro, a Costa do Sauípe, na Bahia, se transformará no centro do mundo do futebol. O sorteio final, em 6 de dezembro de 2013, promete ser uma ocasião monumental para o Brasil e a FIFA, outro importante marco na trajetória rumo à Copa do Mundo da FIFA 2014. Os técnicos e delegações representando os 31 países visitantes se reunirão no Brasil pela primeira vez. Este será um primeiro encontro da escalação que esperamos estar no palco principal do festival do futebol mundial no Brasil no ano  que vem.

Meu grande desejo para o sorteio final é que ele reflita a maré de expectativa no Brasil para a Copa do Mundo da FIFA. Eu tenho certeza de que será uma noite memorável e efetivamente emocionante para todos os envolvidos. O sorteio final é o terceiro maior desafio organizacional para o Brasil e a FIFA depois do sorteio preliminar, há dois anos no Rio de Janeiro, e a Copa das Confederações da FIFA em junho passado. O show incluirá um programa ao vivo de TV, transmitido para cerca de 500 milhões de telespectadores em todo o planeta.

Eu me sinto muito honrado de que, desta vez, durante o sorteio que definirá quem enfrentará quem, serei auxiliado por oito ídolos do futebol, que representam os oito países vencedores da Copa do Mundo da FIFA até hoje. Eles são ninguém menos do que Alcides Ghiggia, representando o Uruguai; Geoff Hurst, da Inglaterra; Mario Kempes, da Argentina; Lothar Matthäus, da Alemanha; Cafu, do Brasil; Fabio Cannavaro, da Itália; Fernando Hierro, da Espanha; e também um craque da seleção vencedora em 1998, quando meu país natal, a França, conquistou o título em casa. Um momento que nunca esquecerei, algo único, um pedaço da história do qual qualquer torcedor de futebol quer fazer parte.

O Brasil tem uma seleção jovem e exuberante, com muita garra, determinada a fazer qualquer coisa que puder para terminar na frente e levar seu sexto título, mas, principalmente, o primeiro em casa nesse festival único do futebol – um evento que não acontecerá novamente no Brasil em muitos anos. Os preparativos fundamentais acontecerão entre os próximos dias 18 e 20 de fevereiro, no Seminário para as Seleções, quando os 32 treinadores, com suas respectivas comissões técnicas e equipes operacionais, se reunirão para discutir todos os aspectos que envolvem a Copa do Mundo da FIFA 2014 e assegurar a melhor preparação para o torneio.

Sempre que viajo, me perguntam sobre o Brasil, sobre como podem comprar ingressos e qual é a melhor maneira de viajar até lá, já que ninguém quer perder esse ponto alto para visitar o país, uma nação que respeita e garante a diversidade.

E, para assegurar a todas as pessoas uma grande experiência nas melhores condições, ainda há bastante trabalho a ser feito. Isso será um empenho coletivo do Comitê Organizador Local, das cidades-sede e do governo federal, com o apoio da FIFA, que trabalharão juntos num só ritmo para preparar o melhor evento possível. A contagem regressiva marca 244 dias para o início.

Até logo,

Jérôme Valcke

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    De 18 casos identificados no Brasil, dois resultaram em morte

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Pais revelam alívio pela imunização e segurança na eficácia das vacinas

    Acessar Link