Wellington Campos

Coluna do Wellington Campos

Veja todas as colunas

Mais Notícias

América foi o boi de piranha do STJD

O América foi punido de maneira covarde pela turma da Primeira Comissão Disciplinar. Não quero aqui inocentar o clube, que colocou o atleta Eduardo de maneira...

16/09/2014 às 01:26

O América foi punido de maneira covarde pela turma da Primeira Comissão Disciplinar. Não quero aqui inocentar o clube, que colocou o atleta Eduardo de maneira irregular no jogo com o ABC. Foi a única vez que ele atuou. Sendo bem explicadinho, entrou em campo e participou de uma partida. Nas demais, ele foi apenas relacionado.

O América foi o primeiro clube na história do futebol brasileiro punido por relacionar atleta, sem que ele tenha jogado. 21 pontos foi uma punição severa e covarde. Sem o justo entendimento dos documentos e da jurisprudência firmada em julgamentos anteriores.

O que aconteceu foi, a CBF criou a súmula eletrônica para reduzir o número de papeis que formavam o processo de uma partida de futebol. Na antiga súmula de papel a relação dos atletas, entregue pelos clubes participantes do jogo, não faziam parte da súmula que contemplava apenas os onze jogadores escalados para a partida e seus substitutos. Daí o caput do artigo 254 do CBJD.

No documento eletrônico da CBF, a relação de atletas passou a estar dentro da súmula, e por isso, o entendimento dos auditores de que o lateral esquerdo Eduardo foi utilizado quatro vezes no campeonato. O que não é verdade.

Fica a dúvida, o STJD agiria assim se fosse um Corinthians? Citado apenas para exemplificar a questão e provocar a correção do prejuízo causado ao time mineiro, que tem de perder seis e não vinte e um pontos.

Até o ano passado, sem a súmula eletrônica, a Portuguesa não teria perdido 6 pontos se o meia Everton ficasse apenas no banco de reservas. Como ele entrou em campo aos 33 minutos do segundo tempo, houve a punição porque o atleta foi incluído na equipe. Se o julgamento do Everton fosse agora, com o novo e equivocado entendimento do STJD, a Portuguesa seria punida também, mesmo que ele não tivesse participado da partida.

Vamos acordar STJD e acertar um prejuízo tão grande ao América. Mesmo que os pontos sejam devolvidos ao Coelho, o psicológico dos atletas e torcedores já foi para o brejo.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    😷 Apesar da queda, dois dos três índices permanecem no vermelho #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/covid-19-todos-os-indices-que-monitoram-a-pandemia-registram-q...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Atenção! Trinta e cinco centros de internação pediátrica serão abertos na capital nesta quinta-feira (27) #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/kalil-anuncia-abertur...

    Acessar Link