Ursula Nogueira

Coluna da Ursula Nogueira

Veja todas as colunas

Semifinal do Mineiro promete?

27/04/2021 às 03:45
Semifinal do Mineiro promete?

O Campeonato Mineiro chega às semifinais com o Atlético um tanto quanto menos favorito ao título do que na primeira rodada. Antes de a bola rolar, toda projeção é dominada pela teoria: "diante do que sabemos, o que pode acontecer?". Após os jogadores entrarem em campo, a pergunta muda: "diante do que vemos, o que pode acontecer?". É claro, a resposta para a segunda pergunta tem sempre uma precisão maior.

No futebol, há muitas variáveis para a teoria se confirmar na prática. Exemplos genéricos: a escalação está correta? Os jogadores assimilaram as ideias do treinador? As ideias do treinador batem com as características dos jogadores? O grupo está motivado o suficiente? Essas variáveis vão de situações estratégicas, como essas, a questões de campo, como um centroavante perder um gol inacreditável que poderia dar ao time a confiança necessária para tomar o rumo que se espera. O caminho traçado quando cada contratação foi feita.

Entre ter qualidade e conseguir resultado há diversas barreiras a serem superadas - e no futebol isso é mais evidente. No Atlético, alguns desses buracos na pista ainda precisam ser tapados. Um deles é chegar à escalação ideal, o que demanda alguns jogos testando formações diferentes. Outro, é que os atletas assimilem a filosofia do técnico Cuca, o que demanda certa paciência de todos os lados (jogadores, comissão técnica, diretoria, torcida, etc, etc). Cuca já chegou questionado. Como em tantas outras contratações. É justo o que tem sido feito? Não quero aqui sugerir que é injusto, só quero que entendamos se o julgamento está no momento certo.

O problema do alvinegro tem sido a lentidão com que isso tem ocorrido, o que faz do Atlético um time aquém do elenco milionário e, para o estadual, ainda favorito, mas com chances menores do que antes de a bola rolar.

Situação inversa à do Cruzeiro, que vem surpreendendo aos poucos. Começou a competição sem criar grandes expectativas e tem mostrado evolução. A diferença técnica em relação ao rival ainda deixa a Raposa com menos possibilidades de conquista do que o Atlético, mas o passar dos jogos mostrou que, na prática, essa diferença foi reduzida.

Assim como caiu a diferença entre Atlético e América, que, se antes do torneio estava num patamar acima do Cruzeiro, hoje está em pé de igualdade. O Tombense faz novamente a melhor campanha de um time do interior e merece elogios. O interior está bem representado.

Foto: Reprodução/FMF

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Ao todo 37.283 óbitos foram registrados desde o início da pandemia #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Um dos motivos alegados na portaria é o impacto epidemiológico das novas variantes do coronavírus #itatiaia

    Acessar Link