Ursula Nogueira

Coluna da Ursula Nogueira

Veja todas as colunas

E ainda não acabou...

18/01/2021 às 08:58

Sabe aquela história de que o mundo é cíclico? Para coisas boas e ruins. A maioria delas é evitável, basta colocar os pés no chão e lutar pela saída. Outras só com muita gestão, entre elas a do tempo. O Cruzeiro acaba de fazer 100 anos. Para chegar ao cenário nacional, quase quarenta anos; ao internacional, 50; a hegemonia surgiu oito décadas depois e a constância entre os grandes, daí em diante. 

Essa não é a primeira crise da história do clube, mas pode sim ser a última. Se não respeitarmos o tempo de reconstrução e lutar por ela, não vai ser um pentacampeão do mundo no comando técnico que vai resolver os problemas. Apesar de tantas coisas não tão transparentes, é claro para todos que o problema maior não está só em campo. Ali, só mesmo os reflexos.  

Atrasos salariais, problemas na Justiça do Trabalho, falta de expectativa, protestos de jogadores, de torcedores, erros de longas datas, dívidas altíssimas e por aí vai. A história que levou o Cruzeiro ao rebaixamento se repete para a manutenção na Série B. 

O que parece é que não há diálogo que dê conta. Todos questionam. Jogadores, técnico, torcedores. E a pergunta é: até quando? O que ainda falta acontecer para que o rumo do clube mude e que tenha uma história vitoriosa, como antes e não manchada por tantos problemas? 

Quando Felipão e Rafael Sóbis falam que o problema é maior e que “as pessoas não sabem ainda de 10% do que está acontecendo” é ainda mais assustador. Os problemas vão muito além das quatro linhas. O que está acontecendo? Estes problemas não foram criados hoje. Isso é reflexo de erros antigos. Mas não podem continuar afundando o clube. 

No semana que se comemora o dia do treinador de futebol, eu só desejo forças e propósito para todos aqueles, assim como Felipão, tem um desafio gigante pelo caminho. Futebol não é pra qualquer um.

O torcedor não quer jogador herói, não quer atleta jogando sem receber. O torcedor não quer pegar o celular e só ler notícias de atletas levando o Cruzeiro na Justiça para receber o que lhes são de direito. O torcedor celeste não aguenta mais tantas decepções em campo e problemas no extracampo. Presidente também não. Tem que dar o tapa na mesa e virar tudo. E pra isso as consequências vêm. E já estão aí pra todo mundo ver.

E a construção da história centenária está sendo cobrada. Entre os grandes clubes brasileiros que caíram, a campanha celeste em 2020/21 é das piores - isso porque tem mais jogo pela frente. Tudo isso, para o torcedor, era inadmissível até ocorrer. Na realidade, ninguém sabe o que é o pior nesse cenário. O negócio é que ainda não acabou... só não sabemos se são os problemas ou o clube em si. Força e coragem nação azul. Sabedoria e hombridade clube celeste...

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Medida adotada pelo Governo do Estado vale pelo período de 14 dias, até 19 de março. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    MAIS RESTRIÇÕES! Entre as medidas da nova onda está o toque de recolher entre 20h e 5h. Só serviços essenciais podem funcionar. #Itatiaia

    Acessar Link