Rômulo Ávila

Coluna do Rômulo Ávila

Veja todas as colunas

Cruzeiro tem 49% de chance de cair para a Série C

Projeção do site da UFMG mostra que, após 14 rodadas, risco de queda é muito maior do que a possibilidade de acesso

09/10/2020 às 02:06

Viviane Moreira/Futura Press/ Estadão Conteúdo

A situação do Cruzeiro na Série B do Campeonato Brasileirão é tão delicada que parte da torcida começa a temer a queda para a Série C (possibilidade que considero quase impossível). Por mais que a campanha e o futebol sejam desastrosos, a situação teria que piorar muito para afundar o clube na terceirona. Porém, os números negativos do time até aqui justificam a preocupação de alguns torcedores.

O site de probabilidade da Universidade Federal de Minas Gerais (www.mat.ufmg.br/futebol/) coloca o Cruzeiro com 49% de chance de ser rebaixado para a Série C e com apenas 1,6% de possibilidade de voltar à elite do futebol nacional em 2021. 

Além da péssima campanha, a situação matemática é agravada pela punição da FIFA que tirou 6 pontos do time na competição.  Com a pontuação retirada, o clube estaria no meio da tabela, distante do Z4 e olhando para o pelotão da frente. 

Matéria do colega Matheus Oliveira publicada nesta sexta-feira no site da Itatiaia mostra que o time de Ney Franco terá de ter aproveitamento superior ao de campeão para conseguir o acesso. Isso significa que o Cruzeiro precisa conquistar 52 dos 72 pontos restantes. Ou seja, o time celeste poderia perder somente mais 20 pontos nas últimas 24 partidas.  Até aqui, em 14 rodadas, o Cruzeiro perdeu 25 pontos.

Apesar de complicada, a situação matemática do Cruzeiro não é impossível de ser mudada. Duas vitórias seguidas podem começar a melhorar o atual cenário. No entanto, o principal problema é justamente esse. O time não consegue reagir e já acumula sete derrotas nas 14 partidas que disputou.

A água já está batendo no pescoço e não há tempo para adiar a reação. A queda de 2019 é prova disso.  

Veja as projeções para o rebaixamento, após 14 rodadas da Série B:


 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽📻 Ouça a transmissão com a equipe da Rádio Itatiaia direto do Independência. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Na ocasião, sete pessoas foram feitas reféns, sendo o gerente do banco, a esposa dele, duas crianças e três vizinhos #itatiaia

    Acessar Link