Ouça a rádio

Compartilhe

Vereador alfineta colega por utilizar emenda parlamentar após voto contrário ao projeto

Reinaldo Gomes brincou com Bella Gonçalves em uma rede social

Vereador alfineta colega por utilizar emenda parlamentar após voto contrário ao projeto

Chamou a atenção, na noite desta quinta-feira (9), um comentário do vereador Reinaldo Gomes (MDB) em publicação da vereadora Bella Gonçalves (PSOL) em uma rede social. No post da parlamentar, Bella, junto com a correligionária Iza Lourença (PSOL), celebrava a destinação de recursos de emendas impositivas indicadas. O emedebista pontuou, em tom irônico : "Uai?? Vocês não votaram contra a aprovação da emenda impositiva? Fiquei sem entender".

Em setembro, Bella Gonçalves e Iza votaram contra projeto que mudou a Lei Orgânica de BH, criando, entre outras coisas, a emenda parlamentar. A resposta da vereadora na publicação foi bem humorada: "Olha a provocação". Reinaldo, na sequência, comentou com dois corações. 

À coluna, Bella afirmou que, na época da votação da Lei Orgânica, pontuou que via pontos positivos na criação da emenda parlamentar, mas que também argumentava com situações que poderiam ocorrer. 

"Votamos contra, compreendendo que há pontos positivos mas porque também entendemos que essa lógica da emenda favorece a manutenção de poder de quem já está na política, fortalecendo essa ideia de distribuição de recursos para as bases, ou em outros casos até para entidades ligadas a vereadores (como a coluna mostrou na semana retrasada). A gente sente os aspectos positivos, dissemos desde o início que, caso aprovadas, iríamos utilizar de forma responsável e democratica, fortalecendo seguimentos invibilizados no orçamento, como políticas de cultura, mulheres, quilombos e políticas LGBTQI+", afirmou Bella Gonçalves.

A propósito, a indicação de emendas por vereadores que votaram contra a emenda gerou certa insatisfação em outros parlamentares, que consideram que, na época da votação da Lei Orgânica, sofreram o desgaste sozinhos para, agora, "todos" utilizarem o recurso.