Lucas Ragazzi

Coluna do Lucas Ragazzi

Veja todas as colunas

Política

De olho em 2022, deputados da Assembleia de Minas já estudam mudanças e trocas de partidos

Novas regras e chapa estadual preocupam dirigentes e parlamentares

22/11/2021 às 11:53
De olho em 2022, deputados da Assembleia de Minas já estudam mudanças e trocas de partidos

A troca de partidos na Assembleia Legislativa de MG vai entrar em ritmo acelerado nos próximos meses. Já na preparação para as mudanças esperadas na legislação eleitoral, como a entrada das federações partidárias, vários parlamentares estão em conversas adiantadas para mudar de sigla. E, para alguns, encontrar uma nova casa pode ser difícil. 

Na maioria dos partidos, a preocupação se dá na construção da chapa estadual. "Ninguém tem bola de cristal, mas já dá pra ter uma noção do que facilita ou dificulta a eleição estando em um partido", conta um parlamentar em anonimato. 

Segundo a avaliação desse político, os deputados que possuem perspectivas de votação alta, acima de 80 mil, e os com votação baixa, por volta de 35 mil, não terão dificuldade em encontrar uma nova sigla para se filiar, mas o que estão "no meio" vão se complicar por, teoricamente, se tornarem riscos aos mandatários que já possuem partido e vão ficar.

No MDB, por exemplo, há expectativa de pelo menos duas saídas. O Podemos deve perder Neilando Pimenta e, no PSDB, há possibilidade de uma saída relevante. O PV, atualmente com seis deputados, pode ter de duas a três desfiliações.

A coluna apurou que o PSD também estuda duas saídas da chapa estadual. Em contato, o deputado Cássio Soares (PSD) negou qualquer intenção do partido em perder parlamentares, e bancou que o PSD trabalha para reeleger seus nomes e até aumentar sua bancada na Casa.

Já no Avante, o martelo foi batido que Bosco e Roberto Andrade não ficam. Bosco, antes, havia confirmado que seria candidato a deputado federal, mas voltou atrás e, por isso, levou preocupação ao partido, que já definiu pela sua saída. Andrade também entrou nas contas da chapa estadual da legenda e, agora, conversa com partidos da base de Romeu Zema (Novo) para disputar a reeleição.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Na noite de sexta-feira o trânsito teve que ficar fechado por horas #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Temperatura máxima pode chegar aos 28ºC #itatiaia

    Acessar Link