Lucas Ragazzi

Coluna do Lucas Ragazzi

Veja todas as colunas

Política

Insatisfeitos com Kalil, ala do PSB mineiro quer lançar candidato próprio a governador

30/04/2022 às 03:53
Insatisfeitos com Kalil, ala do PSB mineiro quer lançar candidato próprio a governador

Uma ala do PSB mineiro pretende lançar a candidatura do ex-ministro e ex-deputado Saraiva Felipe como candidato a governador de Minas para, segundo o grupo, atuar como palanque de Lula no Estado. 

O grupo, formado por nomes históricos do partido, se reuniu em Brasília após realização do Congresso Nacional do PSB. A ideia, que ainda não passou pelo crivo do presidente do partido em Minas, o deputado federal Vilson da Fetaemg, é propor a candidatura própria durante  a convenção estadual do partido, prevista para julho.

“Foi observando o deserto mineiro de homens públicos que um segmento importante do PSB de Minas decidiu lançar Saraiva Felipe como candidato a governador” mostra trecho do comunicado do grupo. 

A movimentação dessa ala do PSB acontece em um momento em que o partido mostra sinais de descontentamento com a pré-campanha de Alexandre Kalil (PSD) ao governo, uma vez que o ex-prefeito de BH ainda não garantiu qual posição tomar acerca do apoio na disputa nacional - Kalil quer Lula, mas boa parte do PSD defende Bolsonaro.

No início do mês, o PSB mineiro acertou oficialmente apoio ao nome do deputado Reginaldo Lopes (PT) para a disputa ao Senado. O ato foi visto como ação de distanciamento de Kalil, que deve apoiar Alexandre Silveira para o Senado.

Em nota, Vilson da Fetaemg se manifestou sobre a iniciativa. Confira:

“O deputado federal Vilson da Fetaemg, presidente do PSB de Minas Gerais, esclarece que todo debate é válido dentro do partido, mas que até o momento não há nenhum indicativo de que o partido irá lançar candidatura própria ao governo de Minas Gerais. O PSB concluiu neste sábado, dia 30, seu XV Congresso Nacional, em que foi aprovado o apoio à chapa do ex-presidente Lula (PT) como pré-candidato a presidente, com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), como pré-candidato à vice-presidência da República.  A posição do partido sobre as eleições para o governo de Minas seguirá sendo debatida dentro do partido de forma democrática e transparente até o dia da Convenção Estadual, que será realizada dentro do calendário estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral.”

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou