Lucas Ragazzi

Coluna do Lucas Ragazzi

Veja todas as colunas

Política

'Fogo amigo': evento institucional em Araxá agita bastidores do MP mineiro

Procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, lamentou o que chamou de 'fogo amigo' e 'sensacionalismo'

01/12/2021 às 09:10
'Fogo amigo': evento institucional em Araxá agita bastidores do MP mineiro

Os bastidores do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) têm se agitado nos últimos dias. Na segunda-feira, uma reportagem crítica a um evento institucional do órgão no Grande Hotel Termas de Araxá, a ser realizado a partir desta quarta-feira (1º) e com duração até sexta (3), gerou comentários que chamaram a atenção, como a suspeita de vazamentos com finalidade política. 

Usando as redes sociais, o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, lamentou o que chamou de "fogo amigo" e "sensacionalismo" sobre o assunto. A  suspeita é que a situação tenha sido vazada à imprensa de forma proposital, a partir de grupos internos do MPMG. 

"A aliança entre o fogo amigo com um jornalista sensacionalista tinha o objetivo de atingir a minha imagem, consequentemente, a do MPMG. O veneno é tão grande que perde a credibilidade", escreveu o procurador-geral, que organiza o I Congresso de Direito Penal dos Ministérios Públicos da Região Sudeste, ou seja, Espírito Santo, Santo Paulo e Rio de Janeiro . 

Por outro lado, pela primeira vez um membro do MPMG crítico ao congresso foi a público para comentar sobre o evento. Também pelas redes sociais, o procurador Rodrigo Albuquerque questionou o uso de recursos do MP para a realização do evento. 

"0,5 mi gastos em dinheiro público em congresso que poderia ser virtual e sem custos não é razoável. Ainda mais na atual situação de sofrimento da população e de esforço para adequar MG ao Regime de Recuperação Fiscal. Não é o exemplo que o MP deve dar", escreveu Albuquerque.

Em nota, o MP de Minas afirmou que o evento é de interesse institucional e que serão debatidas teses institucionais na área penal. O texto pontua também, por exemplo, que  serão discutidas teses estratégias de atuação dos quatro MPs para enfrentarem a criminalidade na região .

O posicionamento também pontua que o evento conta com o apoio financeiro das quatro entidades de classe e que as confraternizações paralelas ao evento, como a apresentação do músico Bell Marques, que vai encerrar o congresso com um show, não envolve dinheiro público.

Jarbas Soares também afirmou que o evento será transmitido pelo canal do MPMG no YouTube e que a convocação de membros da entidade para participarem de eventos fora da comarca é usual, e, no caso, "necessária para atingir os objetivos das reuniões internas".

O procurador-geral criticou ainda a matéria divulgada na última segunda-feira (30) por um jornal de veiculação nacional. “O MPMG não convocou 240 membros, e muito menos membros dos MPs dos outros estados, e nem poderia. Obviamente, que os recursos do MPMG envolvidos para realizar o evento em Araxá foram muito menores. Quem propala essa informação simplesmente reproduziu o texto da matéria".

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Coimbra convida jogador da Copa Itatiaia Kaiser para testes no clube https://www.itatiaia.com.br/CopaItatiaia/noticia/coimbra-convida-jogador-da-copa-itatiaia-kaiser-para-tes...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    A suspeita é de que a vítima estava em alta velocidade #itatiaia

    Acessar Link