Lucas Ragazzi

Coluna do Lucas Ragazzi

Veja todas as colunas

Política

De Newtão a Pimentel: ex-governadores de Minas continuam ativos e influentes na política

Ex-chefes do Estado mineiro mantém influência no dia a dia em partidos e junto a parlamentares

28/12/2021 às 09:26
De Newtão a Pimentel: ex-governadores de Minas continuam ativos e influentes na política

O segundo semestre de 2021 mostrou que quase todos os ex-governadores de Minas nas últimas três décadas continuam mantendo uma influência relevante no dia a dia da política do Estado - e até nacional. 

Comandante do Palácio da Liberdade entre 1987 e 1991, Newton Cardoso foi fundamental na reestruturação do MDB mineiro - ainda em andamento após saídas de nomes pesados do partido. 'Newtão' foi um articulador voraz, como sempre, na atuação para manter seu filho, o deputado federal Newton Cardoso Jr., no comando do diretório estadual do partido após tentativas de outras alas de retirá-lo do cargo. O ex-governador também foi peça fundamental nas conversas com o senador Carlos Viana, recém-filiado ao MDB e pré-candidato ao governo mineiro. 

Já Antonio Anastasia, governador entre 2010 e 2014, esteve ligado ao principal quebra-cabeças da política mineira neste segundo semestre. Com a eleição de Anastasia para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), abriu-se espaço para outros nomes concorrerem ao Senado. Essa movimentação alterou conversas para a construção de chapas. 

Aécio Neves, chefe do Estado mineiro entre 2003 e 2010, atuou de forma afastada dos holofotes, mas com muita influência nos bastidores. O tucano é um dos principais pilares da conexão entre o PSDB e o governo federal e atuou na linha de frente na disputa interna do partido. 

Quem também esteve fora dos holofotes mas já planeja um retorno ambicioso é Fernando Pimentel, governador entre 2015 e 2018. O petista, otimista pelas recentes vitórias na Justiça, já se movimenta para lançar uma candidatura a deputado federal. Nos últimos meses, tem sido um articulador frequente junto a outras lideranças partidárias, do Judiciário e junto ao prefeito de BH, Alexandre Kalil. 

Mas nem todos os ex-governadores vivos militaram ativamente na política. O ex-tucano Eduardo Azeredo tem optado por fazer curtos comentários sobre política e economia - as vezes até sobre futebol, como torcedor fanático do América - em sua conta privada no Twitter.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Equipes decidem a taça nesta terça-feira (25), dia do aniversário da cidade de São Paulo #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Problema afeta deslocamento até estações Barreiro e Diamante #itatiaia

    Acessar Link