Lucas Ragazzi

Coluna do Lucas Ragazzi

Veja todas as colunas

Política

Com disputa interna, OAB de MG estabelece participação direta de advogados para votação de listas

Até a última sexta (17), data da última eleição da lista sêxtupla, eram os membros do Conselho da Ordem regional que votavam nos inscritos para as vagas

20/12/2021 às 07:09

Em meio a divergências e tensionamento interno, a OAB de Minas instituiu, na tarde desta segunda-feira (20), eleições diretas com participação de todos os advogados inscritos para a escolha das listas sêxtuplas destinadas a vagas nos tribunais mineiros. Até a última sexta (17), data da última eleição da lista sêxtupla, eram os membros do Conselho da Ordem regional que votavam nos advogados inscritos para as vagas.

Atualmente, há duas vagas para desembargador do TJ de Minas em aberto após aposentadoria de magistrados. Os nomes dos escolhidos pela OAB, agora, seguem para eleição no TJ - os magistrados irão indicar três dos seis nomes ao governador Romeu Zema que, então, escolherá o novo desembargador. 

Na sexta-feira (18), como a coluna mostrou, havia clima de tensão na OAB por conta da divergência de entendimentos sobre a eleição. Uma ala da entidade defendia que os advogados que já estivessem presentes na primeira lista sêxtupla, feita em setembro, não poderiam constar na segunda lista, definida na sexta. Já outra ala defendia que os advogados poderiam disputar a vaga mesmo com as duas listas abertas. A segunda ala prevaleceu, com três dos seis nomes aparecendo nas duas listas.

Com as novas regras, estabelecidas na tarde desta segunda após reunião exatraordinária, a votação, a partir de agora, vai acontecer de forma online, com os advogados podendo votar em seis nomes, "exceto nos casos em que o processo esteja sendo promovido para complementação de lista anteriormente votada, quando o número de possíveis votos corresponderá ao número de vagas a serem preenchidas".

A OAB estabeleceu que estão proibidas propagandas de candidatos à lista sêxtupla que sejam exibidas em televisão, rádio, outdoors e propagandas na imprensa em geral.   

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    😷 Produtores de testes não esperavam pelo aumento expressivo na demanda #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/Noticias/Detalhes?chave=laboratorios-temem-falta-de-testes-d...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Você é a favor da capacidade máxima nos estádios durante o Mineiro? Dê sua opinião! #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/reuniao-entre-governo-de-minas-e-fmf-na-qua...

    Acessar Link