Itatiaia Ponto Tec

Coluna do Itatiaia Ponto Tec

Veja todas as colunas

Itatiaia Tecnologia

Quais são as competências digitais de um profissional?

Três a cada quatro profissionais dizem não ter qualificações necessárias para o futuro

08/04/2022 às 04:44
Quais são as competências digitais de um profissional?

Três a cada quatro profissionais no mundo afirmam não ter as competências que acreditam ser necessárias para o futuro. Mas que competências são essas e por que elas são tão importantes?

Em pesquisa global realizada este no pela Salesforce, mais de 76% dos profissionais afirmaram não ter as competências que acreditam ser necessárias para o futuro. No entanto, eles reconhecem a importância e se dizem abertos ao aprendizado, principalmente de competências digitais.

O que são competências digitais?

Segundo o Centro Europeu para a Formação e Desenvolvimento Profissional elas são divididas em 5 tipos: (1) pesquisar e filtrar informação online, (2) se comunicar e colaborar utilizando ferramentas digitais, (3) criação de conteúdo digital, (4) segurança, (5) identificar e resolver problemas.

Por que elas são importantes?

Segundo dados do Fórum Econômico Mundial, até 2025, 85 milhões de empregos podem desaparecer, em função do aumento do uso de automação e robôs nas empresas. Em comparação, esse número é praticamente a quantidade de pessoas empregadas no Brasil hoje. No entanto, 97 milhões de novos empregos podem ser criados para quem tem competências digitais. 

Ou seja, o futuro do trabalho passa pela educação em competências digitais.

LIKE

Ainda temos muito a aprender, mas uma coisa é certa, o brasileiro tem gosto pelo novo e é muito aberto ao digital. Na última quarta-feira, o Pix bateu recorde de transações em um dia e também se consolidou como forma de pagamento mais usada no Brasil, passando a frente dos cartões. 

O meio de pagamento eletrônico bateu a marca de 59,9 milhões de transações e movimentou quase 33 bilhões de reais. Além disso, mais de 20% dos pagamentos no Brasil hoje são feitos usando essa nova tecnologia que não completou nem 1 ano e meio de lançamento.

DISLIKE

Morreu ontem, aos 71 anos, Tadao Takahashi, um dos pioneiros da internet no Brasil e primeiro dirigente da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Considerado um dos pais da internet brasileira, Takahashi foi fundamental no planejamento e implementação da internet no país. Segundo a família do pesquisador e cientista, a morte foi causada por complicações cardíacas.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou