Itatiaia Ponto Tec

Coluna do Itatiaia Ponto Tec

Veja todas as colunas

Itatiaia Tecnologia

Por que as pessoas estão cancelando serviços de Streaming?

30/04/2022 às 04:01
Por que as pessoas estão cancelando serviços de Streaming?

Os grandes serviços de assinatura de séries e filmes estão perdendo clientes. O que será que está acontecendo? Segundo a Netflix, principal empresa de streaming do mundo, 200 mil pessoas cancelaram a assinatura do serviço nos três primeiros meses deste ano. E a debandada não vai parar por aí. A própria companhia prevê que cerca de 2 milhões de pessoas cancelarão suas assinaturas até o meio do ano.

O problema não é exclusivo da empresa. Segundo dados da consultoria Deloitte, mais de 150 milhões de pessoas no mundo devem cancelar alguma assinatura este ano. E cerca de 30% das pessoas estão fazendo rodízio entre plataformas. O que significa que elas cancelam alguma para poder assinar outra.

Não existe um único motivo para esse comportamento. Podemos listar pelo menos quatro: a inflação, o excesso de telas, a volta do lazer presencial e a quantidade de plataformas disponíveis.

A inflação tem feito as pessoas reverem suas despesas, uma vez que a conta passa a não fechar no fim do mês, elas acabam cortando itens que consideram supérfluos e as despesas com entretenimento são as primeiras a serem riscadas da lista. Por outro lado, tem gente que abandona o streaming por não aguentar mais ficar na frente das telas. A pandemia nos deixou cansados, o que deu origem a um novo termo: fadiga de streaming. 

Se por um lado estamos cansados de telas, por outro, com a retomada de atividades de entretenimento presenciais, acabamos também diminuindo o consumo dos serviços de assinatura, o que leva ao cancelamento.

Por último, a profusão de plataformas também é uma motivação para o cancelamento. Com tantos serviços disponíveis, fica difícil manter a assinatura de todos.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou